inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Compartilhar dados na web é costume de 69% dos brasileiros

05 de janeiro de 2010 11h09 atualizado às 11h40

Segundo uma pesquisa realizada pela F/Nazca, 69% dos brasileiros compartilham conteúdo através das redes sociais na internet. Desse total, mais da metade é proveniente da região Nordeste brasileira. Os meios mais utilizados foram o Orkut, o MSN e o e-mail.

» Brasileiros passam quase 30% do tempo online no Google
» Acesso à internet cresce 75,3% no Brasil entre 2005 e 2008
» Siga o Terra no Twitter

A sexta edição do levantamento sobre internet no Brasil, realizado semestralmente pela F/Nazca com apoio operacional do Datafolha, quantificou o potencial de publicação do mundo virtual. Enquanto 51% dos internautas possuem o hábito de publicar na rede conteúdos feitos por eles próprios, 69%, isto é, 45,5 milhões de brasileiros, costumam compartilhar online.

Os meios mais acessados para tal fim são o Orkut, assim adotado por 54% dos internautas, seguido do MSN, com 45%, e do e-mail, com 41%. Os conteúdos mais compartilhados são fotos, trocadas por 49% dos usuários, seguidas de textos e vídeos, ambos com 30%.

De acordo com a pesquisa, os números ganham ainda mais destaque quando se leva em consideração o fato de que a assiduidade é um traço marcante do perfil de navegação no Brasil: 86% dos 66 milhões de internautas identificados pelo estudo entram na rede pelo menos uma vez por semana e 37% navegam todos os dias.

Ações de espalhar fatos na internet sempre foi evidente. "Os dados da pesquisa só confirmam a fragilidade das marcas diante deste universo horizontal, instantâneo e anárquico em que se transformou a opinião pública na era das redes", avalia Fernand Alphen, diretor nacional de planejamento da F/Nazca.

A pesquisa identificou ainda que os hábitos de inclusão e viralização variam consideravelmente de acordo com a região do País. Enquanto no Sul, a menos atuante, apenas 36% dos internautas publicam e 55% compartilham, no Nordeste, região com menor renda per capita do País, os números sobem para 57% e 77%, respectivamente. A colaboração reflete outra discrepância regional. Entre os nordestinos, 21% já enviaram algum conteúdo de sua autoria para veículos de comunicação, ao passo que no Sul a prática cai para 14%.

A F/Nazca realiza a pesquisa sobre internet desde o início de 2007. No levantamento de agosto deste ano, foram feitas 2.344 entrevistas em todo o País. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. O desenho amostral foi elaborado com base em informações do Censo 2000 e estimativas de 2008 do IBGE.

IPNews
IPNews