inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Prédio no Japão exibe painéis com realidade aumentada

18 de janeiro de 2010 14h24 atualizado às 14h47

O código permite que celulares recebam informações sobre o prédio. Foto: Reprodução/Geek

O código permite que celulares recebam informações sobre o prédio
Foto: Reprodução/Geek

Um prédio comercial no Japão ostenta em sua fachada um QR Code, uma espécie de código de barras que pode conter um texto, uma URL ou informações sobre um produto.

» PC com tela de 2,30 m vai comandar loja do futuro
» Revista masculina usa recurso de realidade aumentada
» Especialistas discutem, na Holanda, a realidade aumentada
» Aplicativo insere Beatles em realidade aumentada
» Siga o Terra no Twitter

A imagem projetada nos painéis exteriores do N Building (ou Edifício N, um prédio da zona comercial da cidade de Tachikawa ) desde o final de dezembro permite que portadores de telefones celulares com câmera tirem fotos do código de barras 2D. Com o auxílio de um leitor do código, o dispositivo abre o navegador embarcado que carrega o site do edifício.

Além disso, segundo o site Making The Mogul, com um aplicativo adicional instalado em dispositivo móveis (por enquanto apenas disponível para o iPhone), o usuário pode apontar sua câmera para o edifício e ser surpreendido com uma camada de realidade aumentada, que apresenta, de forma interativa, informações sobre as lojas do prédio e suas promoções, bem como uma interface de seviços como reservas e download de cupons promocionais.

Outra novidade é a exibição de tweets postados de dentro do N Building, diretamente na tela do celular.

Um porta-voz da TeradaDesign Architects, uma das empresas responsáveis pelo empreendimento, disse que o e a idéia de usar QR Code em sua fachada veio de um anseio da equipe por fortalecer a identidade do edifício, além de trazer muito mais informações ao pedrestre, se comparado à mídia tradicional, feita com sinais e outdoors.

Um vídeo com a demonstração da leitura do QRCode do N Building pode ser visto a partir do link http://vimeo.com/8468513.

Geek
Geek