Tecnologia

 
 

Tecnologia » Tecnologia

 Microsoft cria "mouse do futuro" para uso em 3D
10 de março de 2010 13h09 atualizado às 13h34

O Cloud Mouse foi criado para uso em interfaces futuras em 3D. Foto: Reprodução

O Cloud Mouse foi criado para uso em interfaces futuras em 3D
Foto: Reprodução

Nas últimas décadas, os chamados periféricos, como mouse e teclado, são uns dos poucos aspectos do mundo da informática que evoluíram muito pouco em conceito e uso, apenas adicionando avanços tecnológicos. Por exemplo: os mouses com sensores ópticos foram um avanço em relação aos mouses "de bola", mas seu formato continua o mesmo.

A Microsoft, contudo, pesquisa o futuro desses dispositivos e mostrou o protótipo do Cloud Mouse, que pretende ser uma solução para a navegação 3D em interfaces futuras.

A Microsoft Research Asia, junto com Richard Harper, principal pesquisador do grupo Socio-Digital Systems da Microsoft Research Cambridge, criou um protótipo de mouse cujo nome é derivado da tendência atual de soluções na nuvem (cloud computing).

O mouse é parte integrante do que será a próxima geração de interface de usuário e de dispositivos com a pasagem do desktop 3D tradicional para contornos 3D mais naturais. Embora tenha certa semelhança com o nunchuck, controle do Nintendo Wii, o sistema de uso é sem-fio e promete navegar por ambientes tridimensionais em 360º.

» Leia mais no Fórum PCs
» Siga o Terra no Twitter

Redação Terra