inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Intel mostra notebook com tecnologia Light Peak

05 de maio de 2010 12h33 atualizado às 14h09

A Intel realizou em Bruxelas, na Bélgica, a primeira demonstração de um notebook equipado com a tecnologia Light Peak, um novo barramento óptico para conexão entre PCs e periféricos. Com taxas de transferência "a partir de" dez Gigabits por segundo, a tecnologia tem potencial para matar de uma tacada só interfaces atuais como USB, SCSI, SATA, DisplayPort e HDMI.

» Mini notebook ecológico tem até embalagem reciclável
» Fujitsu lança notebook com bateria de 18 horas
» Empresa lança notebook "legalmente hackeável" por US$ 99
» Siga o Terra no Twitter

Durante a demonstração, segundo a revista inglesa PC Pro, um notebook transmitia simultaneamente dois streams de vídeo em alta definição para uma TV próxima usando provisoriamente um cabo USB modificado com condutores ópticos. De acordo com Justin Rattner, CTO da Intel, isso é só o começo: "Esperamos aumentar a velocidade dramaticamente. Praticamente não há limite de banda".

A Intel espera que as primeiras versões de hardware equipado com a tecnologia Light Peak esteja disponível aos fabricantes no final deste ano. Entre seus parceiros no projeto estão empresas como a Foxconn, Foxlink, IPtronics, SAE Magnetics, FOCI Fiber Optics Communications Inc, Avago, Corning, Elaser, Oclaro, Ensphere Solutions, e Enablence.

Geek
Geek