Pergunta:
Ultimamente, ao utilizar o Outlook Express, tanto para enviar mensagens quanto para recebê-las, os anexos dessas mensagens deixam de acompanhá-las por iniciativa do próprio Outlook, sob a justificativa de que "O Outlook Express removeu o acesso aos seguintes anexos não seguros no email: (nome do destinatário)". Qual a razão desse procedimento? Ficarei sumamente grato pela atenção e resposta.
(Nelson A. Leite, aposentado)
Resposta:
O Outlook Express impede a abertura dos arquivos anexados por segurança, já que a grande maioria dos vírus se espalha por e-mail. Se você deseja desabilitar essa opção, entre em Ferramentas, Opções, na guia Segurança, e tire a seleção da opção "Não permitir que sejam salvos nem abertos anexos que possam conter vírus".
Tenha cuidado ao abrir arquivos anexados, pois mesmo que pareçam ter vindo de e-mails conhecidos, a mensagem pode ter sido enviada por um vírus. Mantenha sempre seu antivírus e um programa de firewall atualizados e ativos.
Alexandre Paladini, autor do livro Você Está Seguro na Internet?