inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Conheça as perigosas botnets, ou redes de PCs zumbis

. Foto: Divulgação


Foto: Divulgação

Muitos usuários de computador relaxam na segurança de suas máquinas sob o argumento de que não acessam o site do banco via internet, não fazem compras online e não guardam informações críticas no sistema. Este argumento, no entanto, é falacioso. Se o seu computador está conectado à internet, você deve considerá-lo como integrante de uma rede, uma máquina que pode interagir com outros computadores (para o bem ou para o mal) e, se você não tomar cuidado, esta interação pode acontecer sem o seu próprio conhecimento.

Um computador comprometido por programas maliciosos e conectado à internet pode ser prejudicial não só para o seu dono, mas para muitas outras pessoas. E uma das formas comuns de comprometimento de computadores domésticos, atualmente, está relacionada aos chamados bots, softwares maliciosos que formam redes de máquinas comandadas remotamente por alguém mal-intencionado.

A palavra bot provém de robot (robô) e se refere ao fato de que uma máquina comprometida por um desses programas pode ser controlada a distância e receber comandos de terceiros. Os computadores infectados por bots são chamados de zumbis, e as redes formadas por vários zumbis coordenados são chamadas de botnets (redes de robôs).

Tanto computadores domésticos quanto corporativos podem se tornar parte de uma botnet, mas os usuários domésticos têm sido alvos bastante freqüentes destes ataques, pelo simples fato de que suas máquinas normalmente não dispõem de uma segurança tão rígida. Quando um sistema é invadido por um bot, fica à mercê do invasor, que pode tomar várias atitudes prejudiciais ao usuário, desde acessar dados privados (como senhas), até usar a máquina comprometida para atacar outros computadores.

Portanto, cuidar para que seu sistema esteja sempre livre de qualquer ameaça é essencial. Mesmo que você julgue não ter nada de importante armazenado no computador, poderá ter dores de cabeça se sua máquina for usada sem o seu conhecimento em ataques a sistemas alheios.

.
InfoGuerra
InfoGuerra - Copyright © InfoGuerra 2007 Todos os direitos reservados