inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

ONG lança guia de orientação para blogueiros

14 de junho de 2005 09h02

A EFF (Eletronic Frontier Foundation), uma organização americana que defende os direitos dos usuários da web, lança um guia para orientar os blogueiros. Afinal, os autores de blogs, quando expressam uma opinião, têm os mesmos direitos de um jornalista ou são provedores de serviços online, isentos de responsabilidade sobre posts e comentários de terceiros? São esses tipos de perguntas que a EFF pretende responder, explicando como a lei pode ser aplicada em cada caso.

Outras dúvidas e riscos as quais os blogueiros estão sujeitos são questões referentes a direitos autorais, e se eles podem ou não ser processados caso resolvam esculhambar alguém em seu site, o que é uma prática um tanto comum no ciberuniverso.

A iniciativa da EFF é bem-vinda ao deixar claro, pelo menos para os internautas americanos, o que eles podem esperar da legislação de seu país. Os blogs são uma voz cada vez mais presente em inúmeros debates, e não vai dar para os países deixarem os seus autores sem direitos claros por muito tempo.

O guia é online e gratuito, e pode ser encontrado no endereço www.eff.org/bloggers/lg/. Mais seções devem ser postadas e acrescentadas a ele quando novas questões forem suscitadas e novas decisões da justiça em casos envolvendo o tema sejam tomadas.

Magnet
Magnet