inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Robôs policiais farão segurança no Japão

23 de junho de 2005 14h09 atualizado às 15h24

O Guardrobo tem cerca de 1 metro de altura . Foto: Reuters

O Guardrobo tem cerca de 1 metro de altura
Foto: Reuters

Policiais robôs vão patrulhar e vigiar shoppings, bancos e escritórios do Japão, mantendo-os livres de intrusos. Equipado com uma câmera e sensores, o Guardrobo D1, desenvolvido pela japonesa Sohgo Security Services, foi projetado para patrulhar caminhos pré-programados e ficar atento para sinais de problemas.

O robô de cerca de 1 metro de altura é capaz de alertar guardas humanos via rádio e enviar imagens em vídeo do local se detectar intrusos, incêndio ou mesmo vazamento de água.

A Sohgo Security está negociando com vários clientes e depois de testes iniciais espera começar a vender os robôs de segurança em um ano, informou a empresa. O preço de cada robô ainda não foi decidido.

O robô é importante do ponto de vista de negócios uma vez que a população do Japão está envelhecendo, informou a Sohgo. "Em um futuro próximo, é certo que a segurança feita por jovens será cada vez mais difícil... e a indústria da segurança sentirá esse impacto", afirmou a empresa em comunicado.

Atualmente, cerca de um em cada cinco japoneses tem 65 anos ou mais e a proporção deve subir a um para cada três em 2040, segundo dados do governo.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.