
Atualizada às 21h14
O aparato, digno dos filmes de ficção científica, já está sendo desenvolvido há bastante tempo. A versão apresentada em junho é, aparentemente, a quinta versão: HAL 5. Yoshiyuki Sankai testou o traje cibernético com o auxílio de um estudante de graduação. Mas o propósito, inicialmente, é ajudar pessoas de idade nas tarefas do dia a dia. O HAL 5 é capaz de dobrar a força do usuário.
Interesse comercial
Branco e parecido com trajes de jogadores de futebol americano futurísticos, o HAL 5 vem despertando o interesse das empresas há pelo menos dois anos. Pelo menos 30 companhias do Japão já manifestaram interesse em comercializar a invenção do profsssor Sankai.
O traje-robô é composto por uma espécie de mochila equipada com um computador capaz de gerenciar articulações motorizadas. A partir de sinais elétricos emitidos pelos próprios músculos dos usuários, o equipamento movimenta braços e pernas.
Com o HAL 5, uma pessoa é capaz de caminhar a pelo menos 4 km/h com movimentos naturais. Os primeiros protótipos devem ser testados em asilos e hospitais, e uma versão comercial sairia por pelo menos um milhão de ienes, o equivalente a R$ 20 mil.
Redação Terra
|
Reuters
Estudante veste o traje ao lado do professor Yoshiyuki Sankai
|
09h52 » Projeto de papel eletrônico muda cor dos gadgets com botão
16h50 » Cientistas americanos criam "bateria de papel"
14h37 » Novo conversor digital leva vídeos da web para tela da TV