inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Pais devem familiarizar-se com a Internet

23 de agosto de 2005 17h16 atualizado em 31 de agosto de 2005 às 16h23

Muitas vezes, os pais se sentem um tanto "atropelados" pelo mundo virtual. Blog, fotolog, redes sociais... Como acompanhar tantas novidades?

  • Dicas para evitar a pedofilia na Internet
  • Conheça os sinais que podem indicar problema
  • Como denunciar a pedofilia na Internet
  • Novela América esquenta debate sobre pedofilia
  • PF prende três em operação contra a pedofilia
    Conheça o Controle dos Pais Terra

    Confira as definições a seguir, e familiarize-se um pouco mais com o universo da Internet.

    Chat - são as famosas salas de bate-papo, nas quais as pessoas escolhem um apelido para se identificar e podem ficar conversando em tempo real com outras. Costumam ser divididas por assuntos e constituem-se em um dos meios mais fáceis para que os pedófilos cheguem às vítimas em potencial. Os criminosos costumam fingir que também são crianças ou pré-adolescentes para estabelecer contato e ganhar confiança. Nas salas, além de bater papo, é possível trocar arquivos (como fotos).

    Messenger - também chamados de mensageiros ou comunicadores instantâneos, são utilizados pela grande maioria das crianças e adolescentes que navegam na Internet. O MSN, da Microsoft, é o mais popular, mas existem outros como o AIM (da America OnLine), ICQ e Yahoo Messenger. Esses serviços também permitem a troca e o envio de arquivos e fotos.

    Blog e Fotolog - verdadeiras "febres", nove em cada dez pré-adolescentes têm hoje seu blog e/ou seu flog - o décimo já está providenciando o dele. O blog é o velho diário transposto para a Internet: são páginas pessoais que podem ser atualizadas sempre que o usuário queira, com textos, imagens, links, e que ficam acessíveis a todo mundo que navega na Web. O Fotolog segue o mesmo princípio, com ênfase nas imagens. Existem muitos desses serviços gratuitos na Web, além dos espaços oferecidos pelos portais.

    Redes de relacionamento - são serviços nos quais se entra por meio de convite e onde se cria uma página pessoal. É possível colocar fotos e, ainda que o usuário possa restringir algumas coisas, a exposição é direta: tudo fica à vista dos outros integrantes do serviço. No Brasil, o Orkut é, de longe, o mais popular, embora existam outras como Gazzag, MSN Spaces, LinkedIn (mais voltado para o lado profissional) e Friendster.

  • Redação Terra