inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Ubuntu é um Linux fácil, grátis e completo

04 de outubro de 2005 10h46 atualizado às 12h14

. Foto: Divulgação


Foto: Divulgação

O Ubuntu é uma distribuição do Linux feita para ser muito amigável ao usuário. A intenção do criador, Michael Shuttleworth, um programador sul-africano que ficou milionário depois de vender sua empresa de segurança para a Verisign, foi criar um sistema que pudesse vir completo, que fosse gratuito e de fácil instalação.

  • Faça o download do Ubuntu

    O sistema, que foi desenvolvido sobre uma distribuição do Debian, promete versões novas a cada seis meses. Com pacotes de drivers recentes e sempre em dia, mostrados na barra de tarefas, tem-se softwares atualizados e a garantia de compatibilidade com o mais novo hardware. E ao contrário do Windows, o Ubuntu tem se mostrado compatível com quase todo tipo de hardware, sem a necessidade de instalação de drivers complicados.

    Usuários de Windows não precisam se preocupar quanto à disponibilidade de software para o sistema: os CDs de instalação vêm com editores de imagem, texto e todo tipo de ferramenta para a Internet, sempre tão - ou mais - fáceis de usar quanto o Windows. A única coisa para a qual, por enquanto, ainda se precisa do sistema da Microsoft, é para jogar.

    Além da instalação normal, o Ubuntu também vem na versão Live CD, onde pode-se rodar o sistema a partir do leitor de CD, sem instalação alguma. Este tipo de utilização é ideal para quem quer testar as capacidades do sistema sem ter que modificar a estrutura de arquivos existente no seu computador.

    O Ubuntu é gratuito, desenvolvido sob licença de software livre, assim como os programas inclusos na distribuição. O Ubuntu está disponível em português, é compatível com computadores PC, Mac e até com os novos processadores de 64 bits, e pode ser baixado no site http://www.ubuntu.com/download/.

    Também é possível requisitar, completamente de graça, cópias dos CDs de instalação através do site http://shipit.ubuntu.com.

  • Redação Terra