inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Internautas navegam em pequeno número de blogs

10 de outubro de 2005 14h52 atualizado às 16h04

O universo de blogs publicados na Internet tem milhões de sites, mas somente um pequeno número deles tem uma audiência significativa. A informação está em um estudo da empresa de pesquisa AskJeeves. "Os blogs são a forma de conteúdo que mais cresce na Web", afirmou Jim Lanzone, vice-presidente sênior de busca da AskJeeves, unidade da IAC/InterActiveCorp. "Mas o número de sites que realmente importa é pequeno", completou.

Apenas 60 blogs são "quentes", capazes de serem citados em links inseridos em mais de 5 mil outros sites, disse Lanzone. Sites que atraem mais de mil links são apenas 437, segundo o Bloglines, o mais popular sistema de monitoramento de sites, de propriedade da AskJeeves.

O número total de sites publicados na Internet, segundo várias estimativas, varia entre 14 milhões e 20 milhões. Sites que "realmente importam", classificados como páginas que são citadas por pelo menos 20 outros sites, somam 36.930, segundo dados de setembro da Bloglines.

Sites que "importam", definidos como páginas que são citadas em pelo menos um link de outro site, são quase 1,4 milhão. O popular site de aficcionados em tecnologia Slashdot tem mais de 50 mil links que se referem a ele, segundo os números da Bloglines.

Mena Trott, co-fundadora da Six Apart, companhia de software que está por trás de duas das mais famosas ferramentas de publicação de blogs - Live Journal e Movable Type - disse que os números da Bloglines não incluem muitos blogueiros que nunca se importaram em colocar links em suas páginas para outros sites.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.