inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Site facilita compartilhar listas de favoritos

26 de outubro de 2005 12h02 atualizado às 15h01

As listas de sitas favoritos na Internet, que ajudam os internautas a retornar a páginas que consideram úteis, estão passando por uma transformação, com o surgimento de novas ferramentas usadas para categorizar e divulgar automaticamente as suas preferências. Apesar de navegar pela Web continuar a ser algo essencial de nossa era, saltar de site em site é uma maneira descontínua de manter a informação organizada.

A Kaboodle, uma empresa iniciante do Vale do Silício, oferece aos internautas sobrecarregados de informações uma nova maneira de manter um registro atualizado dos sites que consideram úteis e extrair detalhes essenciais para uso pessoal ou divulgação a usuários de gosto parecido.

O Kaboodle (www.kaboodle.com/) permite que usuários criem páginas na Web com o objetivo de administrar suas pesquisas pessoais, fazer comparações entre sites de varejo, manter listas de desejos ou planejar viagens.

"O processo de tentar procurar um grande volume de informações saltando de site em site é um tanto desajeitado", disse Manish Chandra, fundador e presidente-executivo da Kaboodle. "Cada página do Kaboodle representa um resultado personalizado de busca criado pelo usuário", disse.

O Kaboodle concorrerá com diversos rivais em uma área designada como busca colaborativa, rotulação social ou lista social de preferidos, em que os usuários indicam sites interessantes e ajudam a colocar a informação encontrada neles em categorias ordenadas.

A mania de buscas compartilhadas atingiu recentemente um auge com o Del.icio.us (http://del.icio.us/), site que conquistou a preferência de internautas ávidos por saber onde as outras pessoas navegam na Internet. Outros exemplos incluem grandes empresas de Internet como o Yahoo, com seu serviço MyWeb, o MyJeeves, da AskJeeves, e concorrentes mais novos como Wink e JetEye.

"As alternativas são tantas que fico até tonta", comentou Charlene Li, analista da Forrester Research. "O Kaboodle funciona porque oferece um jeito realmente simples de socializar as listas de favoritos."

A cada vez que o usuário clica para incluir uma página em sua lista, o sistema da Kaboodle estuda a página e extrai uma manchete, um resumo curto e um conjunto de textos e imagens - criando uma página reduzida que pode servir como link de referência pessoal ou para distribuição a outros internautas.

A companhia emprega 12 pessoas e atraiu US$ 1,5 milhão de investimentos. Ela foi criada apenas em janeiro e a tecnologia foi desenvolvida um ano antes, disse Keiron McMammon, co-fundador e arquiteto-chefe de software da Kaboodle. Ele informou que a tecnologia de extração de informações é baseada em um trabalho teórico de Rajeev Motwani e Ashish Gupta.

Motwani é um professor da Universidade de Stanford e co-autor de um trabalho acadêmico sobre tecnologia de ranking em sistemas de busca lançada pelos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, em 1998. Gupta é co-fundador do Junglee, uma companhia de software de integração dados comprada pela Amazon.com em 1998. Ambos são investidores da Kaboodle, disse Chandra.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.