
Greg Coleman, vice-presidente executivo mundial de vendas, disse durante o Reuters Media and Advertising Summit, que está procurando ajudar os principais clientes corporativos do Yahoo a combinar publicidade de marca com anúncios baseados em palavras-chave.
Há seis semanas, Coleman foi indicado para o comando de uma nova organização mundial de publicidade que combina os dois pilares da estratégia publicitária do Yahoo ¿ tanto os anúncios relacionados a termos de busca quanto os anúncios de marca.
"A maior oportunidade que vejo no panorama da publicidade online é a liderança significativa que temos em ambos os canais", disse o executivo do Yahoo.
O Google, que obtém virtualmente toda a sua receita de anúncios vinculados a resultados de busca, deve começar em breve a oferecer anúncios de marca. Enquanto isso, o MSN, da Microsoft, está testando um sistema de publicidade vinculado a resultados de busca, e deixará de utilizar o sistema do Yahoo para essa finalidade até junho do ano que vem, disse Coleman.
"Não tenho dúvida de que o Google em breve começará a vender anúncios gráficos," disse. A explosão da demanda por espaço para publicidade de marca significa que o Yahoo e outros sites importantes da Web estão vendendo todo o espaço publicitário disponível em seus sites, para datas importantes, com até um ano de antecedência, disse.
O Yahoo está respondendo de duas maneiras: tentando ampliar consideravelmente o número de páginas desejáveis para anúncios de marca e adotando segmentação ainda maior nos métodos que permitem aos clientes adquirir espaço publicitário de maneira programada, com meses de antecedência.
Entre as opções em estudo pelo Yahoo está adoção de preços diferentes para horários diferentes nos espaços publicitários mais procurados. Outra alternativa é vender antecipadamente, e por concorrência, os espaços mais procurados.
(Por Eric Auchard)
Reuters
10h28 » Acesso à Web dispara no Brasil, mas desigualdade ameaça inclusão
09h53 » Gasto com equipamento para produção de chips cresce 45% em 2010
09h52 » Projeto de papel eletrônico muda cor dos gadgets com botão