
Com a expansão inédita das possibilidades de entretenimento, o desafio passa a ser oferecer produtos e software que atraiam os consumidores pelo estilo e conveniência.
Este ano trará uma abundância de novos aparelhos, de avanços nos rádios via satélite para automóveis a fibras luminescentes que prometem transformar peças de roupa em luminárias, passando por celulares equipados com câmeras capazes de tirar fotos noturnas sem flash.
O que estará em jogo na Consumer Electronics Show (CES) 2006 em Las Vegas não é uma questão de quem vencerá a guerra pelo domínio do mercado de tecnologia, mas sim determinar a extensão do território que os diferentes setores poderão conquistar no cenário digital emergente, dizem analistas.
Com mais de 2,5 mil expositores e 130 mil profissionais participantes esperados, as empresas demonstrarão seus mais recentes produtos eletrônicos, na esperança de conquistar parte maior de um mercado que movimenta US$ 122 bilhões ao ano.
Os grandes grupos asiáticos de eletrônica, montadoras de automóveis, fabricantes de computadores, operadores de telefonia e até mesmo empresários de pornografia estarão presente em grandes números, tentando definir seus papéis à medida que novas tecnologias confundem as distinções entre várias indústrias e conferem mobilidade à mídia.
"Todos os televisores, conectores e celulares terão acesso à Internet", disse Tim Bajarin, analista do setor na Creative Strategies. "Se todos os aparelhos se conectarem à Internet, será necessária uma maneira diferente de pensar sobre como criar produtos e sobre como os consumidores usarão esses produtos."
Gigantes do áudio e vídeo como Sony, Matsushita Electric Industrial, mais conhecida como Panasonic, bem como a Philips e a Thomson/RCA, tentarão defender seu controle das salas de estar como centros de entretenimento doméstico.
E fabricantes de computadores pessoais e equipamentos de armazenagem como a Dell, Hewlett-Packard e Seagate Technology tentarão mostrar de que maneira podem conectar a sala de estar a todos os outros aposentos de uma casa integrada por redes.
Sem coleira
Enquanto isso, as operadoras de telefonia móvel e os fabricantes de celulares, rádios e televisores via satélite e de equipamento eletrônico para automóveis, bem como muitas empresas que produzem dispositivos mais difíceis de se categorizar, demonstrarão maneiras de transformar uma casa em uma central de entretenimento.
Tudo isso se realiza com o objetivo de cortejar os consumidores, que agora têm controle sem precedentes sobre a forma pela qual ouvem música, lêem notícias ou assistem TV. Eles podem levar música e vídeo de alta definição com eles quando se deslocam para o trabalho ou carregar conteúdo em seus bolsos onde quer que estejam.
No passado, muitos analistas previam que o computador pessoal superaria a televisão como forma primordial de consumo de entretenimento digital. Agora, a maioria dos observadores acredita que a disputa será mais multifacetada, sem que haja um aparelho dominante. "O computador pessoal tropeçou no tapete ao tentar chegar à sala de estar", diz Richard Doherty, diretor de pesquisa do Envisioneering Group.
Curiosamente, a Apple Computer, a líder de tendências no setor de bens eletrônicos de consumo, terá presença mínima em Las Vegas. A Apple, cujo player de música iPod mudou a forma pela qual as pessoas ouvem música e agora assistem vídeos, realizará sua própria conferência, na semana seguinte, em São Francisco.
Os expositores da CES devem lançar inúmeros concorrentes para o iPod vídeo da Apple, acrescentou Doherty.
Mil visões digitais
O assunto quente do ano é uma reprise da disputa entre os padrões Betamax e VHS de fitas de vídeo, ocorrida nos anos de 1970, que terminou com o VHS adotado como padrão para os aparelhos de videocassete.
O setor vai tentar determinar que tecnologia (Blu-Ray, HD-DVD, uma variante chinesa ou qualquer outro padrão) emergirá para substituir os atuais DVDs, em uma nova geração de discos de armazenagem óptica de alta capacidade, disse Doherty. Isso confirma a reputação da CES como evento que revela ao mundo os grandes avanços da tecnologia.
Algumas das mais significativas inovações no mundo dos bens eletrônicos de consumo estrearam na CES, desde a primeira edição, realizada em 1967, em Nova York. O videocassete foi lançado na CES em 1970, os aparelhos de CDs também foram revelados durante o evento em 1981, e o mesmo se aplica à TV de alta definição, em 1998, e ao console de videogames Microsoft Xbox, em 2001, de acordo com os organizadores da feira.
A grande estréia do ano passado foi a do padrão IPTV de televisão transmitida via Internet.
Grandes empresas e assuntos quentes
Marcando a natureza híbrida do evento, os palestrantes incluirão não só o presidente-executivo da Sony, maior fabricante de bens eletrônicos de consumo do mundo, mas rivais como a gigante do software Microsoft, a maior produtora mundial de chips, Intel, o líder mundial de buscas na Web, Google, e o Yahoo, maior grupo de Internet do planeta.
A Microsoft vai demonstrar o Windows Vista, atualização muito aguardada de seu sistema operacional.
O varejo e os especialistas em tecnologia poderão escolher entre 20 diferentes sessões dedicadas ao tema "Hollywood digital", para descobrir como conectar toda a família a um sistema digital, não importa onde as pessoas estejam em uma casa.
Enquanto isso, uma feira da indústria da pornografia, patrocinada pela Adult Vídeo News, acontecerá ao mesmo tempo que a CES, em reconhecimento tácito do papel do sexo em atrair consumidores para novas tendências tecnológicas.
Reuters
12h04 » Top 10: os gadgets mais bizarros que você já viu
18h15 » China planeja Olimpíadas de robôs para 2010
10h24 » Editora brasileira lança versão de livros para Kindle