
Atualizada às 16h45
A CeBit conta com a forte presença asiática, com 1,7 mil expositores vindos, principalmente, da China, Hong Kong e Coréia do Sul, assim como da Europa do Leste, região também promissora por sua forte economia. Os televisores de tela plana compatíveis com o sistema de alta definição, tecnologia ainda pouco usada na Europa, apresentam esse ano melhoras na qualidade de imagem e características de conexão.
Mas, o dado mais importante talvez seja a redução dos preços dos receptores, que há dois anos eram altíssimos para o consumidor comum. Os modelos mais acessíveis custam hoje em torno dos 800 euros.
Nos últimos anos, a feira de Hanover mostrou diversos sistemas de telemática e navegação para o setor do automóvel. Esse ano, a seção "CeBit in Motion" traz empresas reconhecidas como a BMW, Fal Marco Pólo, Garmin Europe Map & Guide, Navteq Europe, Siemens VDO Automotive, Teleatlas, TomTom e ViaMichelin, que apresentam soluções para aliviar os engarrafamentos, facilitar dados técnicos do veículo aos fabricantes com o uso da telemática e disponibilizar acesso à Internet.
Por sua vez, as operadoras já anunciaram um aumento da velocidade de transmissão de dados em suas redes de telefonia celular de terceira geração (UMTS) de até 1,8 megabits por segundo, quase seis vezes mais que a velocidade dos terminais atuais com o sistema HSDPA (sigla em inglês para high-speed downlink packet access).
Isso permitirá que os usuários de portáteis, a princípio apenas em regiões de grande concentração demográfica, possam navegar pela internet a uma velocidade similar a oferecida hoje pelos provedores de ADSL.
A feira também traz as novas gerações de laptops, que estão ainda mais leves, como o Toshiba Portegé R200, que pesa apenas 1,3 quilo e dispõe de um disco rígido de 60 gigabites.
Os fabricantes também estão de olho na mobilidade nas residências, mediante a integração da telefonia celular e fixa num só aparelho e tarifas planas ou muito baixas, em alguns casos inclusive de graça, como a companhia Vodafone.
Na eletrônica de consumo parece impor-se lentamente entre os grandes fabricantes o novo formato de gravação DVD e mini-DV, embora outros ainda se inclinem ao disco rígido. A empresa finlandesa Insmat oferece um serviço meteorológico destinado aos usuários de telefones celulares na Europa com o uso de diversos símbolos, como um guarda-chuva.
As empresas que trabalham com a telefonia pela internet (VoIP) elaboraram diversas opções, como um aparelho que, através da tecnologia sem fio (WI-FI), pode estabelecer uma conexão telefônica sem a necessidade de um computador.
O fornecedor Skype, adquirido pela empresa de leilões virtuais E-Bay, optou por apresentar uma variante dependente do computador, que permite conectar-se a outros interlocutores na rede, a uma distância de 15 a 20 metros do computador.
Outra das grandes apresentações desta edição da CeBit é a nova geração de microchips que emitem um sinal de rádio, aplicáveis, por exemplo, no comércio, em substituição ao código de barras, sistema que já é utilizado pela rede alemã de armazéns Metro.
EFE
|
Reuters
Organizador prepara estande com TVs de tela plana
|
17h22 » CeBIT 2006 registra público menor mas mantém sucesso