inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Ministro anuncia TV Digital com software livre brasileiro

19 de abril de 2006 17h27 atualizado às 17h43

Sérgio Rezende falou da TV digital brasileira na abertura do Fórum . Foto: Bruno Maestrini/Redação Terra

Sérgio Rezende falou da TV digital brasileira na abertura do Fórum
Foto: Bruno Maestrini/Redação Terra

O Ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, participou da cerimônia de abertura da sétima edição do Fórum Internacional de Software Livre (FISL), na tarde desta quarta-feira, e divulgou mais detalhes do modelo digital para o sistema de TV aberta no Brasil. De acordo com o Ministro, o projeto contará com software livre desenvolvido no país.

  • Site transmite debates e palestras do evento
  • Especialista: sites têm muito poder sobre o navegador
  • RS recebe sétimo Fórum de Software Livre

    Rezende declarou que o anúncio seria feito por Luiz Inácio Lula da Silva, que está no Rio Grande do Sul para a inauguração de um Parque Eólico no município de Osório, entre outros compromissos. O presidente, no entanto, não pode participar da cerimônia do Fórum, em Porto Alegre, e confirmaria o anúncio nos próximos dias.

    O software livre que será utilizado na televisão digital brasileira foi desenvolvido na PUC do Rio de Janeiro, de acordo com o Ministro. Rezende explicou que o que está em jogo, entre os modelos europeu e japonês, é a tecnologia de modulação, um dos componentes mais importantes do sistema.

    Entre os espectadores da cerimônia de abertura do FISL, aparecia uma faixa com os dizeres "Queremos TV e rádio digital em software livre e sem patentes". "Com certeza, o Governo apóia isso e é assim que deve ser encaminhado", respondeu Rezende.

  • Redação Terra