inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Cientistas europeus criam carro ecológico

25 de abril de 2006 11h04 atualizado às 11h13

Carro chega à velocidade máxima de 95 Km/h. Foto: AP

Carro chega à velocidade máxima de 95 Km/h
Foto: AP

Um veículo pequeno e ecológico, de apenas três rodas, foi desenvolvido por cientistas europeus e está em exposição na Universidade de Bath, na Inglaterra. Os cientistas acreditam que a invenção pode ajudar a solucionar o problema do congestionamento nas grandes cidades.

  • Veja fotos do veículo
  • O protótipo Clever (sigla inglesa para veículo compacto de emissão baixa para transporte urbano) tem um metro de largura e polui menos do que um carro comum. Ele leva duas pessoas, pode alcançar velocidades de 100 km por hora e tem um chassi móvel para maior segurança e agilidade nas manobras.

    O protótipo é resultado de 40 meses de pesquisas envolvendo especialistas de nove países europeus. O objetivo do projeto é desenvolver uma nova classe de veículos para uso exclusivo em ambientes urbanos. "A única solução no momento são motocicletas e carros", disse Ben Drew, pesquisador da Universidade de Bath - uma das instituições envolvidas no projeto. "A idéia é tentar unir o tamanho pequeno e a eficiência de uma moto com o conforto e a segurança de um carro", ele disse.

    Painéis de plástico
    O protótipo em exposição na Universidade de Bath é apenas um esqueleto de metal, mas o carro completo terá um teto que protegerá motorista e passageiro em caso de acidente. Os painéis, feitos de plástico, instalados sobre a estrutura de alumínio, também protegerão os ocupantes do frio e da chuva.

    O carro ocupa menos espaço ao estacionar e, por ser mais estreito, cria a possibilidade de mais faixas nas ruas das grandes cidades. Outra vantagem é que o Clever usa gás natural comprimido.

    "Ele é mais barato para rodar, é silencioso e polui menos" disse o pesquisador Jos Darling, coordenador do projeto na Universidade de Bath. A equipe de Bath teve de desenhar um chassi novo, para evitar capotagens em curvas.

    O sistema hidráulico é controlado eletronicamente e inclina o veículo automaticamente nas curvas, da mesma forma como um motociclista inclina sua moto. "Demora um pouco, mas quando você se acostuma, fica estranho voltar a dirigir um carro normal", disse Ben Drew.

    O protótipo Clever foi criado como objeto de pesquisa apenas e não deve chegar ao mercado no modelo atual. Mas os pesquisadores esperam que os fabricantes de automóveis incorporem suas inovações, e que o modelo possa abrir caminho para uma nova classe de veículos urbanos, um meio-termo entre a moto e o carro.

    BBC Brasil
    BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.