Internet

publicidade
24 de julho de 2012 • 07h32 • atualizado às 07h42

Amelia Earhart é homenageada em doodle por aniversário

Amelia foi pioneira na aviação dos EUA e primeira mulher a cruzar sozinha o Atlântico
Foto: Reprodução
 

O Google homanageia nesta terça-feira a o 115º aniversário da pioneira na aviação americana Amelia Earhart em um doodle em sua página inicial. Considerada a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico, Amelia era uma defensora dos direitos das mulheres. Amelia também foi escritora, tendo publicado dois livros sobre suas experiências na aviação, além de artigos e colunas de jornais.

Sua morte foi cercada de mistérios. Ela desapareceu no Oceano Pacífico enquanto tentava realizar uma volta ao mundo em 1937, aos 39 anos, e foi declarada morta em janeiro de 1939. Como o corpo da aviadora nunca foi encontrado, até hoje seu desaparecimento fascina as pessoas, criando teorias sobre seu desaparecimento. Uma afirmava que Earhart estava em mãos das forças imperiais japonesas como uma espiã. Outra assegurava que havia chegado a seu destino, mas que, depois de mudar de identidade, passou a viver em Nova Jersey.

No começo do mês, uma expedição de cientistas e admiradores partiu para tentar resolver o mistério. O grupo tinha como destino a remota ilha Nikumaroro, em Kiribati, na zona centro-oeste do Pacífico, em uma tentativa de estabelecer se Earhart pode ter sobrevivido à suposta queda de seu avião.

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos.

O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Para ver alguns dos doodles do segundo trimestre de 2012, clique aqui.

Terra