0

Anonymous ataca sites da embaixada dos EUA, da Câmara e do BB

18 abr 2012
12h38
atualizado às 21h40
  • separator
  • comentários

O grupo de hackers Anonymous anunciou nesta quarta-feira diversos ataques a sites do governo e de órgãos públicos. Por volta de 18h15 o perfil do Twitter informou sobre a invasão da página da embaixada americana no País, que não saiu do ar mas teve a home e o menu modificados com a inclusão de links e um vídeo sobre o "Dia do Basta".

Hackers ciberativistas inseriram link com nome do grupo que envia usuário para página do "Dia do Basta"
Hackers ciberativistas inseriram link com nome do grupo que envia usuário para página do "Dia do Basta"
Foto: Reprodução

Em sua página no Facebook, o grupo Anonymous afirmou que todos os ataque desta quarta têm o objetivo de chamar a atenção para a data, em que haverá uma marcha contra a corrupção. Ela será realizada em diversas cidades do Brasil no próximo sábado, dia 21.

Os ataques do dia começaram com o site da Câmara dos Deputados (http://www2.camara.gov.br/), que saiu do ar do ar por volta do meio-dia. Às 13h40 a página estava de volta no ar. O grupo também anunciou o ataque ao site do Banco do Brasil, que apresentava instabilidade durante o começo da tarde. Às 17h, a assessoria do Banco do Brasil enviou um comunicado à imprensa: "O Banco do Brasil não registrou nenhuma indisponibilidade ou congestionamento de seus servidores." Os hackers também afirmam que tiraram do ar o site do Banco Central do Brasil.

Procurado pelo Terra , o Centro de Informática (CENIN) da Câmara afirmou não ter informação a respeito, mas funcionários da assessoria de imprensa relataram estar enfrentando "problemas com o sistema".

Em e-mail enviado à imprensa nesta quarta-feira, um integrante do grupo Anonymous avisava que realizariam "algumas ações contra sites governamentais e possivelmente empresariais a fim de divulgar a marcha contra a corrupção (Dia do Basta) que ocorrerá no dia 21 de Abril em todo o Brasil."

Outros ataques tiraram do ar sites como o da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Secretaria de Estado da Educação de Rondônia e da Ordem dos Advogados do Brasil de Varginha (MG), redirecionando os endereços para uma página com um vídeo e os locais da Marcha contra a Corrupção.

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade