4 eventos ao vivo

Anonymous vaza ligação entre FBI e Scotland Yard; FBI confirma

3 fev 2012
15h06
atualizado às 19h52

Hackers do grupo Anonymous interceptaram uma ligação telefônica confidencial entre investigadores do FBI e da Scotland Yard. O grupo divulgou uma gravação de 15 minutos de uma conferência realizada em 17 de janeiro sobre o rastreamento de membros do Anonymous entre as polícias americana e londrina.

Grupo hacker afirma que ligação de 15 minutos foi feita entre FBI e Scotland Yard
Grupo hacker afirma que ligação de 15 minutos foi feita entre FBI e Scotland Yard
Foto: AFP

A polícia federal dos Estados Unidos (FBI) confirmou nesta sexta-feira que o grupo de hackers Anonymous interceptou a teleconferência. O FBI afirmou que vai capturar os responsáveis. Segundo o FBI, a conferência foi organizada para envolver agentes e investigadores policiais e "foi obtida ilegalmente". O órgão afirma que "já há uma investigação em curso para identificar e capturar os responsáveis". A polícia britânica disse que estava investigando relatos sobre a ligação gravada ilegalmente

Os hackers, que não explicaram como interceptaram a chamada, vazaram um e-mail atribuído a um agente do FBI com detalhes e uma senha para ter acesso à chamada. Na conversa vazada, os participantes fazem piada e riem.

a ligação, que dura 16 minutos, um detetive britânico discute com um suposto hacker de 15 anos de idade, que é descrito como "um pouco idiota" e que estava procurando atenção. Ele também diz a seu interlocutor norte-americano que "nós estragamos as coisas no passado" quando é agradecido pela ajuda que estão fornecendo. Em outros diálogos não marcantes, eles também discutem profundamente os méritos de Sheffield, cidade do Norte da Inglaterra onde ocorreria uma conferrência sobre cyber-segurança.

Fontes próximas à investigação indicaram que o sistema do FBI não foi violado no incidente. Além disso, o Anonymous vazou e-mails entre agentes do FBI, Scotland Yard, Europol e a as polícias francesa, irlandesa e sueca em que a conferência, que aconteceu provavelmente em 17 de janeiro, é citada.

O Anonymous estabeleceu a sexta-feira como dia de vazamentos relacionados ao FBI. "O FBI deve estar curioso sobre como estamos sendo capazes e ler continuamente suas comunicações internas há alguma tempo", dizia uma das contas do grupo no Twitter .

Com informações de agências internacionais.

Terra

compartilhe

publicidade
publicidade