0

Antoni Gaudí: doodle celebra 161º aniversário do arquiteto

Antoni Gaudí, arquiteto catalão homenageado pelo Google em doodle, nasceu em 25 de junho de 1852

25 jun 2013
07h39
atualizado às 16h07
  • separator
  • comentários

Antoni Gaudí, arquiteto catalão que completaria 161 anos hoje, é homenageado pelo Google em um doodle nesta terça-feira. A palavra Google é formada por desenhos que representam algumas das obras mais famosas do arquiteto, como a Casa Milà e o Parque Güell, construídos em Barcelona, Espanha. Entre 1984 e 2005, sete das suas obras, que se caracterizam pela liberdade de forma, cor e texturas, foram classificadas Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Antoni Gaudí é homenageado por seus 161 anos em doodle do Google
Antoni Gaudí é homenageado por seus 161 anos em doodle do Google
Foto: Reprodução
<p>Antoni Gaudí dedicou boa parte da vida para construir a Igreja da Sagrada Família</p>
Antoni Gaudí dedicou boa parte da vida para construir a Igreja da Sagrada Família
Foto: Divulgação

Gaudí nasceu numa localidade costeira da Catalunha. Mostrou desde cedo interesse pela arquitetura, tendo ido estudar em Barcelona, então centro político e intelectual da Catalunha, sendo também a cidade a mais moderna de Espanha.  Desenvolveu uma maneira de compor por meio de justaposições de massas geométricas, até aí nunca usadas, cujas superfícies eram animadas com pedra ou tijolo modelado, painéis cerâmicos de cores vivas, e estruturas de metal.

Gaudí foi um participante importante no movimento artístico revivalista das artes, a Renaixensa. O símbolo religioso da Renaixensa em Barcelona era a igreja da Sagrada Família, um projeto que ocupou Gaudí durante toda a sua carreira.

Contratado para construir a igreja desde 1883, não viveu para a ver terminada. Ao trabalhar nela tornou-se cada vez mais religioso, e após 1910 passou a trabalhar quase exclusivamente na construção da Igreja, tendo mesmo passado a residir nos estaleiros.

Ignorado durante os anos 20 e 30 do século XX, foi redescoberto nos anos 60, sendo reverenciado tanto por profissionais como pelo público em geral, devido a sua imaginação transbordante. A avaliação do trabalho arquitetônico de Gaudí é notável pela sua escala de formas, texturas, e policromia, e pela maneira livre e expressiva como estes elementos se conjugam.

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade