PUBLICIDADE

Após suicídio, Aaron Swartz dá nome a lei de crimes da web

16 jan 2013 - 10h35
(atualizado às 11h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O suicídio do hacker e cofundador do Reddit Aaron Swartz motivou um parlamentar americano a criar um projeto para alterar a lei de crimes de invasão de computadores nos Estados Unidos, informa o site americano The Hill.

Aaron Swartz, que se suicidou na semana passada, dará nome a um projeto de lei nos EUA
Aaron Swartz, que se suicidou na semana passada, dará nome a um projeto de lei nos EUA
Foto: Wikimedia / Divulgação

Aaron Swartz, um dos criadores do RSS e do Reddit, morre aos 26 anos

Família culpa MIT por morte de fundador do Reddit aos 26 anos

Zoe Lofgren, da Califórnia, postou uma cópia do projeto de lei no site Reddit. Swartz estava sendo processado por obter documentos da empresa JSTOR e do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) invadindo o sistema das instituições.

"Não há como reverter a tragédia da morte de Aaron, mas podemos trabalhar para evitar a repetição dos abusos de poder que ele experimentou", escreveu o parlamentar no post que acompanhava o link no Reddit.

Ele acrescentou que o governo foi capaz de cobrar "encargos desproporcionais" contra Swartz por causa do "amplo leque da lei de fraudes de informática (CAFA) e do estatuto de fraude eletrônica.". Agora, o parlamentar espera criar a "Lei de Aaron," que excluiria termos de violações de serviço da legislação.

Lofgren disse que pretende buscar copatrocinadores para o projeto de lei nos "próximos dias" e pediu aos usuários do Reddit para apresentar o seu retorno sobre a proposta.

Entenda o caso

Aaron Swartz, um dos criadores do sistema RSS e do site Reddit, cometeu suicídio em Nova York na última sexta-feira, dia 11, aos 26 anos. Ele foi encontrado em seu apartamento e, segundo o laudo médico, morreu por enforcamento.

Swartz era conhecido por ser um ativista da internet e defensor ardente da liberdade na rede. Em 2010, ele criou o DemandProgress.org, uma campanha online contra os projetos de lei americanos Sopa e Pipa, considerados pelos críticos uma forma de controle e censura na internet. Ele havia sido indiciado em julho de 2011 por um júri, acusado de realizar um download massivo de documento do JSTOR, uma plataforma online de textos e artigos acadêmicos, e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), com a intenção de distribuí-los.

À época, a juíza Carmen Ortiz, do distrito de Massachusetts, afirmou que Swartz invadiu uma área restrita do MIT. "Roubo é roubo, não interessa se você usa um computador ou um pé-de-cabra, e se você rouba documentos, dados ou dólares", disse Carmen em comunicado à imprensa.

O RSS, de co-autoria de Swartz aos 14 anos, é um recurso desenvolvido em linguagem XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades. O Reddit é um site de notícias baseado no compartilhamento social de conteúdo.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade