1 evento ao vivo

Blogueiros marcam novo encontro mundial para 2012 no Brasil

29 out 2011
20h49
atualizado às 23h35
  • separator

O 1º Encontro Mundial de Blogueiros terminou neste sábado, em Foz do Iguaçu, e a segunda edição já tem data marcada: novembro de 2012, na mesma cidade, com o apoio da Itaipu Binacional. O encontro, que reuniu mais de 460 participantes de 23 países e 17 Estados brasileiros, teve no último dia a leitura da Carta de Foz do Iguaçu.

Redigida por uma comissão de 50 pessoas entre organizadores, convidados, blogueiros e entidades, traz sugestões para que a internet seja ainda mais democrática e universal, como novos marcos regulatórios de comunicação, o acesso universal à banda larga de qualidade garantido pelo Estado e a luta contra qualquer censura na rede, entre outros pontos.

"A luta pela liberdade de expressão e pela democratização da comunicação", última plenária do evento, reuniu ministros e autoridades latino-americanas - antes desta plenária, houve os paineis a respeito das experiências na América Latina e no Brasil.

De acordo com a organização do evento, a ministra das Comunicações do Peru, Blanca Josales, falou sobre o trabalho feito naquele país como a criação de observatórios de comunicação para garantir a qualidade da informação. "Com vontade política se abre muitas portas mesmo em um país de recursos limitados", disse.

Jesse Chacón, ex-ministro de Comunicações da Venezuela, disse que a comunicação é um direito humano e um instrumento fundamental de transformação da sociedade. "Se queremos uma sociedade com pensamento plurar, temos que ter uma mídia também com pensamento plural", defendeu.

#BlogMundoFoz e #votecataratas
Segundo a organização, nos três dias do encontro o Twitter foi "inundado" de mensagens com as tags do evento e também da campanha Vote Cataratas (para que as Cataratas do Iguaçi sejam uma das novas sete maravilhas da natureza), mas por um erro no site do Twitter, as tags não foram registradas e não figuraram nos Trending Topics. Mas os organizadores acreditam que angariaram muitos seguidores.

No ano que vem, o Cineteatro Barrageiro, principal ponto de encontro dos homens que construiram a hidrelétrica de Itaipu nos anos 1970 e 1980, receberá novamente blogueiros de todo o mundo para debater a internet, a comunicação e o mundo.

Veja também:

Veja como funciona a Bixby, assistente de voz da Samsung
Fonte: Terra
publicidade