PUBLICIDADE

Brasil tem 18 mi de novos acessos de banda larga em 15 meses

24 ago 2011 - 09h01
Compartilhar

Nos últimos 15 meses foram ativados 18,4 milhões de novos acessos em banda larga em todo o País, um crescimento de 67% em relação a maio de 2010, quando foi editado o decreto que institui o Plano Nacional de Banda Larga e havia no Brasil 27,4 milhões de conexões à internet rápida. Nesse período, o ritmo de ativação foi de um novo acesso a cada dois segundos, o que permitiu alcançar 45,7 milhões de conexões fixas e móveis em julho de 2011.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) divulgado em comunicado recente à imprensa, o número de acessos em banda larga fixa cresceu 30% desde maio de 2010, chegando a 16 milhões no mês passado. Esse salto foi ainda maior na banda larga móvel, que quase dobrou sua base (96%), passando de 15,1 milhões em maio de 2010 para 29,7 milhões em julho deste ano. Desse total, 6,9 milhões são modems de acesso à internet e 22,8 milhões são celulares de terceira geração (3G), que permitem conexão à internet.

Além da ampliação de sua base, os serviços de internet rápida têm avançado também em cobertura. A infraestrutura de banda larga fixa chegou nos últimos 15 meses a mais de 600 cidades, alcançando todos os 5.565 municípios de todo o País. A rede de banda larga móvel dobrou de tamanho e já está em 1.594 municípios, que concentram 76% da população.

As operadoras de 3G estão avançando para o interior do País, conectando mais de um município por dia, sem distinção entre grandes centros e pequenas localidades. A média dos últimos 15 meses tem sido de 10 novos municípios ativados por semana. Somente no mês passado, 30 municípios receberam as redes de banda larga móvel. Desse total, cerca de dois terços são cidades com menos de 30 mil habitantes. Em seis deles, a população não supera oito mil habitantes.

A velocidade média das conexões também foi ampliada em 34%, alcançando 1,7 megabit por segundo (Mbps). Esse desempenho significativo também pode ser constatado em projetos implantados pelas prestadoras, como o Banda Larga nas Escolas, que leva internet rápida gratuita a 58,8 mil instituições públicas de ensino. Nos últimos 15 meses, mais de 11 mil novas escolas receberam banda larga, a um ritmo de mais de uma nova instituição conectada por dia.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade