PUBLICIDADE

Censura: legisladores querem alternativa ao "radical" Sopa

2 dez 2011 - 17h30
Compartilhar

Um grupo bipartidário de legisladores pretende propor um novo cenário como alternativa ao Sopa - Stop Online Piracy Act, que prevê mais poder ao governo na retirada do ar de sites que reproduzam conteúdo não autorizado pelos autores - , que está em discussão no Congresso dos Estados Unidos.

O YouTube é um dos sites que se posicionaram contra o Sopa
O YouTube é um dos sites que se posicionaram contra o Sopa
Foto: AFP

A proposição, que está em termos iniciais, prevê que o DNS - uma espécie de "lista telefônica" que identifica o nome do site ao número registrado em um banco de dados e que dá acesso ao site - não seja bloqueado. O bloqueio do DNS, que impede o usuário de entrar em um determinado site mesmo que ele digite o nome desse site, é considerado como censura. Caso um site seja pego reproduzindo conteúdo não autorizado, ele deve ser submetido a uma comissão julgadora.

O objetivo de uma proposta alternativa, de acordo com o Huffington Post, reside no fato de que críticos apontam que se vive uma momento radical e se buscam ferramentas igualmente categóricas a fim de reduzir a pirataria - o que, segundo tais críticos, seria uma tentativa de reprimir a fundição básica da internet, que é a liberdade.

"O Sistema de Domínio de Nomes (cuja sigla em inglês é DNS) é o bloco que sustenta a internet e a partir do qual o funcionamento da internet depende. O ato (o Sopa) terá consequências catastróficas para a estabilidade e a segurança do DNS", afirmou o grupo de legisladores que querem uma nova saída.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade