0

Com Idec, brasileiros aderem ao apagão contra lei antipirataria

18 jan 2012
13h52

Não são apenas dos Estados Unidos os protestos contra os projetos de leis antipirataria que tomam conta da web nesta quarta-feira. No Brasil, vários sites estão manifestando sua oposição ao Sopa (Stop Online Piracy Act) e ao Pipa (Protect IP Act), projetos que correm na Câmara e no Senado norte-americanos, respectivamente. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o Idec, traz na sua página inicial um aviso de que aderiu ao blecaute, pois "a liberdade e os direitos de usuários de internet no mundo todo estão ameaçados".

O Idec traz na sua página inicial um aviso de que aderiu ao blecaute contra o Sopa, pois "a liberdade e os direitos de usuários de internet no mundo todo estão ameaçados"
O Idec traz na sua página inicial um aviso de que aderiu ao blecaute contra o Sopa, pois "a liberdade e os direitos de usuários de internet no mundo todo estão ameaçados"
Foto: Reprodução

O Idec ainda lembra que além do protesto desta quarta-feira, em 2011, a entidade encabeçou mobilizações com o objetivo de barrar a votação do PL Azeredo (PL 84/99), como a campanha "Consumidores contra o PL Azeredo", que somou mais de 16 mil assinaturas contra o caráter de crime das propostas do projeto, atualmente fora de pauta.

Outros opositores da "Lei Azeredo", como o Movimento Mega Não (http://meganao.wordpress.com/) estão com sites fora do ar, imagens do Twitter trocadas e postando mensagens contrárias ao Sopa e ao Pipa nas redes sócias. Articuladores do movimento estão alimentando uma galeria com imagens dos sites em blecaute (http://bit.ly/zF08kd) e catalogando através de uma pesquisa (http://bit.ly/zwJEsx)os sites brasileiros que aderem ao protesto. Já são mais de 200 sites participando de acordo com os manifestantes ligados ao site Mega Não.

"Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira em relação ao projeto de lei e demais práticas, normas e medidas judiciais que ameacem a liberdade dos usuários de internet, ocorrerá nesta quarta-feira (18) a iniciativa #SOPAblackoutBR. A mobilização se concentrará num "apagão", ou seja, tirar blogs e sites do ar propositalmente por 12h (das 8h às 20h), exmplificando o quanto a internet e os usuários seriam prejudicados caso os projetos fossem aprovados", anuncia o Idec em comunicado sobre o blecaute.

O manifesto da organização ainda deixa claro que "apesar de ser um projeto de lei norte-americano, o SOPA não afetará apenas os EUA, mas todos os países que dependem dos serviços e sites utilizados diariamente, como o Youtube, Facebook, Google, Gmail, Twitter, entre outros, concentrados, em sua maioria, naquele país, e que podem ser bloqueados. É preciso lembrar também que muitos sites são hospedados nos EUA, mesmo os que não possuam TDL americano (sigla para o domínio de topo, um dos componentes do endereço de internet). Dessa forma, em ambos os casos o site estará sob legislação americana", explicam.

Outros sites como do cantor e ex-ministro Gilberto Gil estão com o aviso do blecaute que no Brasil deve encerrar somente às 20h.

Terra

compartilhe

publicidade
publicidade