0

Com inscrições abertas, TEDxRio promove concurso universitário

6 jan 2011
18h28
atualizado às 18h48

No dia 15 de fevereiro, será a vez do Rio de Janeiro realizar sua edição do TEDx. Durante um dia inteiro, os cariocas interessados em temas como saúde, transportes, educação, cultura, artes, design, ciência, tecnologia e sustentabilidade, poderão compartilhar de uma experiência "no estilo TED", como explica o site do evento. Assim como os demais TEDx que já ocorreram em outras localidades do País, como São Paulo, Amazônia e mais recentemente Porto Alegre, o TEDxRio é organizado de forma independente, mas seguindo os princípios do TED.

Sob o slogan "Leve com você", o TEDxRio estará dividido em quatro blocos temáticos
Sob o slogan "Leve com você", o TEDxRio estará dividido em quatro blocos temáticos
Foto: Reprodução

O TED nasceu em 1984 como uma conferência anual sobre tecnologia, entretenimento e design - palavras cujas iniciais deram origem ao nome - com o objetivo de reunir os maiores pensadores do mundo para que estes compartilhassem suas ideais. Com o mote "ideias que merecem ser espalhadas", o TED já teve como palestrantes personalidades como Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck. Além das temáticas abrangentes, um dos diferenciais do TEDx é o tempo das falas, que são de no máximo 18 minutos.

Até o dia 15 de janeiro, os organizadores estão realizando um Concurso Criativo para eleger os Embaixadores do TEDxRio. Para participar, cada universitário deve enviar um vídeo, um cartaz ou estampa com base no slogan do evento "Leve com você" e, é claro, no Rio de Janeiro. O concurso vai selecionar um estudante por universidade e cada universitário ganha, além da nomeação de Embaixador, um ingresso para o evento.

Leve com você
Partindo do slogan "Leve com você", o TEDxRio estará dividido em quatro blocos: Visões - Leve com você: Sonhos, Pequenos Gigantes - Leve com você: Determinação, Lifestyle carioca - Leve com você: Colaboração e Rio, próximo capítulo - Leve com você: Mudanças. Como os próprios organizadores do evento deixam claro no site, um dos propósitos do TEDxRio é dar atenção para o atual momento do Rio de Janeiro, isto é, de aquecimento para dois dos maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas em 2016.

Entre os nomes já confirmados estão o de Armínio Fraga, economista ex-diretor do Banco Central, Jose Pacheco, educador português, Rodrigo Arboleda, da revista Wired e da organização One Laptop Per Child, Christian Aranha, co-fundador da Cortex Intelligence e coordenador do CortexLabs, e Vera Cordeiro, fundadora da Associação Saúde Criança.

As inscrições para o concurso e para o dia 15 de fevereiro estão abertas no site http://www.tedxrio.com.br/.

Fonte: Redação Terra

compartilhe

publicidade