PUBLICIDADE

Com novas versões de aplicativos, RIM se torna mais social

2 mai 2011 - 16h25
(atualizado às 18h08)
Compartilhar
Emily Canto Nunes
Direto de Orlando

Se, por um lado, o anúncio de um aplicativo do Facebook para o PlayBook, feito por Jeff McDowell, vice-presidente de software da RIM, no início da manhã desta segunda-feira deixou muitos jornalistas decepcionados, por outro, mostrou o quanto a empresa está obstinada em se tornar mais social. No início desta tarde, Tom Goguen, vice-presidente de colaboração e redes sociais deixou claro que a RIM está investindo forte no usuário final, enquanto indivíduo e não apenas como integrante de uma grande corporação.

Vice-presidente de colaboração e redes sociais da RIM, Tom Goguen, deixou claro que a RIM está investindo forte no usuário final
Vice-presidente de colaboração e redes sociais da RIM, Tom Goguen, deixou claro que a RIM está investindo forte no usuário final
Foto: Emily Canto Nunes / Terra

Os números apresentados pelo executivo explicam tal movimento da fabricante canadense que ficou mundialmente conhecida por oferecer soluções em dispositivos móveis às empresas. O Facebook, que ganhou uma versão para o tablet da BlackBerry é uma das redes sociais que mais cresceu entre os usuários de smartphones BlackBerry de acordo com o executivo. De fevereiro de 2010 a fevereiro de 2011, o crescimento no número de usuários foi de 112%, cerca de 33,4 milhões de usuários ativos por mês. Páreo com o Facebook está o Twitter, que em um período mais curto, de setembro de 2010 a fevereiro de 2011, teve um crescimento de 101%, com 7,2 milhões de usuários ativos por mês.

Já o BBM, BlackBerry Messenger, uma espécie de comunicador instantâneo, cresce na escala de dois milhões de usuários ativos por mês, tendo alcançado um crescimento de 110% em número de usuários ativos em doze meses. Hoje, são mais de 43 milhões de usuários ativos no mundo. Destes, 70% mandam mensagens diariamente. Mais de 100 bilhões de mensagens são enviadas por mês conforme dados apresentados por Goguen.

Ao todo, foram anunciadas três atualizações para smartphones: Facebook, Twitter e Social Feeds, que agrega atualizações do BBM e das demais redes sociais. De acordo com o executivo, o objetivo das segundas versões dos três aplicativos é deixá-los melhor integrados com as funcionalidades dos aparelhos, além de mais semelhantes aos seus sites de origem, no caso do Facebook e do Twitter. Duas aquisições já divulgadas pela empresa confirmam o movimento da RIM, e logo da BlackBerry, em direção ao relacionamento entre os usuários, corporativos ou não: Tungle, um aplicativo social de agenda, para marcar compromissos, e o Gist, um gerenciador de contatos.

A jornalista participa do BlackBerry World a convite da RIM.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade