Com novas versões de aplicativos, RIM se torna mais social
- Emily Canto Nunes
- Direto de Orlando
Se, por um lado, o anúncio de um aplicativo do Facebook para o PlayBook, feito por Jeff McDowell, vice-presidente de software da RIM, no início da manhã desta segunda-feira deixou muitos jornalistas decepcionados, por outro, mostrou o quanto a empresa está obstinada em se tornar mais social. No início desta tarde, Tom Goguen, vice-presidente de colaboração e redes sociais deixou claro que a RIM está investindo forte no usuário final, enquanto indivíduo e não apenas como integrante de uma grande corporação.
Os números apresentados pelo executivo explicam tal movimento da fabricante canadense que ficou mundialmente conhecida por oferecer soluções em dispositivos móveis às empresas. O Facebook, que ganhou uma versão para o tablet da BlackBerry é uma das redes sociais que mais cresceu entre os usuários de smartphones BlackBerry de acordo com o executivo. De fevereiro de 2010 a fevereiro de 2011, o crescimento no número de usuários foi de 112%, cerca de 33,4 milhões de usuários ativos por mês. Páreo com o Facebook está o Twitter, que em um período mais curto, de setembro de 2010 a fevereiro de 2011, teve um crescimento de 101%, com 7,2 milhões de usuários ativos por mês.
Já o BBM, BlackBerry Messenger, uma espécie de comunicador instantâneo, cresce na escala de dois milhões de usuários ativos por mês, tendo alcançado um crescimento de 110% em número de usuários ativos em doze meses. Hoje, são mais de 43 milhões de usuários ativos no mundo. Destes, 70% mandam mensagens diariamente. Mais de 100 bilhões de mensagens são enviadas por mês conforme dados apresentados por Goguen.
Ao todo, foram anunciadas três atualizações para smartphones: Facebook, Twitter e Social Feeds, que agrega atualizações do BBM e das demais redes sociais. De acordo com o executivo, o objetivo das segundas versões dos três aplicativos é deixá-los melhor integrados com as funcionalidades dos aparelhos, além de mais semelhantes aos seus sites de origem, no caso do Facebook e do Twitter. Duas aquisições já divulgadas pela empresa confirmam o movimento da RIM, e logo da BlackBerry, em direção ao relacionamento entre os usuários, corporativos ou não: Tungle, um aplicativo social de agenda, para marcar compromissos, e o Gist, um gerenciador de contatos.
A jornalista participa do BlackBerry World a convite da RIM.