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13 de setembro de 2012 • 08h15

Comentários em fotos do Facebook afetam amizades e até emprego

Segundo pesquisadores, imagem de perfil deve estar relacionada às atividades mais presentes na vida do usuário
Foto: Dave Delaney/Flickr.com / Divulgação
 

Ficar bem na foto do perfil do Facebook e conseguir comentários positivos sobre a imagem pode ajudar na hora de conseguir novos amigos, e até um emprego, concluíram pesquisadores da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos. Rede social com quase 1 bilhão de usuários, o site de relacionamentos é frequentemente utilizado por empresas para avaliar candidatos.

Segundo os pesquisadores Seoyeon Hong e Kevin Wise, usuários do Facebook que têm fotos que exprimem melhor o seu perfil social acabam obtendo mais comentários positivos. Como consequência, são vistos como mais atraentes física e socialmente do que aqueles que exibem críticas.

"As pessoas tendem a confiar mais nas informações geradas por terceiros do que naquelas publicadas pelo próprio dono do perfil. Em outras palavras, as opiniões dos outros importam mais do que a apresentação escrita pelo candidato. Assim, para quem quer causar uma boa impressão no Facebook, estar consciente da impressão que os outros expressam sobre ele é fundamental", diz Hong.

Para a pesquisa, mais de 100 estudantes viram a foto no Facebook de uma mesma pessoa. Os comentários, no entanto, variavam, bem como a relação entre a foto e o usuário, as "deixas sociais" que aparecem na foto e representam o dono do perfil - por exemplo, um músico com boa representatividade apareceria tocando um instrumento, um atleta, praticando um esporte, e assim por diante.

Hong diz que as fotos que estão mais relacionadas com as informações de perfil foram melhor avaliadas do que simples retratos publicados no site.

"Essa descoberta mostra como é importante apresentar-se de forma estratégica no Facebook. Se você quer ser percebido positivamente pelas pessoas que acessam o seu perfil, incluindo amigos e empregadores em potencial, é importante incluir fotos que tenham uma relação positiva com a pessoa e suas atividades. Além disso, os comentários devem ser monitorados com cuidado", diz o pesquisador.

De acordo com Hong, comentários positivos ajudam, mas os negativos têm um poder bem maior de prejudicar, mesmo que sejam "bobos" ou sarcásticos.

As fotos de perfil são as primeira encontradas pelos visitantes. O estudo foi publicado no jornal Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking.

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