0

Coreia do Sul condecora Psy pelo sucesso de 'Gangnam Style'

6 nov 2012
09h40

O ministério sul-coreano da Cultura concederá uma das mais importantes condecorações do país ao cantor Psy, autor do hit mundial "Gangnam Style" e do videoclipe visto por milhões de pessoas na internet.

Park Jae-Sang, conhecido pelo nome artístico, receberá a medalha da Ordem Okgwan do mérito cultural por "serviços excepcionais", anunciou o ministério.

"Psy foi escolhido não apenas por sua carreira como artista, mas também por ter tornado famoso o bairro de Gangnam, aumentado o interesse mundial pela Coreia do Sul", afirmou à AFP uma fonte do ministério.

O cantor, 34 anos, conquistou milhões de pessoas em todo o mundo com a canção satírica "Gangnam Style", uma paródia da boa vida dos ricos de Gagnam, o bairro elegante de Seul.

Desde o lançamento em 15 de julho, o videoclipe, no qual o cantor executa uma coreografia divertida ao som da música techno-pop, foi visto 655 milhões de vezes no Youtube.

A canção está no topo das paradas em vários países, como Grã-Bretanha e Austrália, e há seis semanas está em segundo lugar nos Estados Unidos.

Habitualmente, a Coreia do Sul apoia todo tipo de exportação, inclusive na área cultural.

O diretor Kim Ki-Duk, que recebeu este ano o Leão de Ouro no Festival de Veneza pelo filme "Pietá", receberá a Ordem Eungwan do mérito cultural, prêmio superior ao atribuído a Psy na hierarquia das recompensas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 

compartilhe

publicidade