PUBLICIDADE

Criador do Netscape aposta em navegador para redes sociais

8 nov 2010 - 14h20
(atualizado às 16h51)
Compartilhar

A web mudou muito desde que Marc Andreessen revolucionou a internet com a introdução do seu navegador Netscape na metade da década de 1990. É por isso que ele está apostando que as pessoas estão prontas para tentar uma forma diferente de navegação na web em um novo navegador chamado RockMelt.

Navegador foi construído com a premissa de que toda a atividade online hoje envolve socialização no Facebook e no Twitter, pesquisas no Google e monitoramento de muitos sites favoritos
Navegador foi construído com a premissa de que toda a atividade online hoje envolve socialização no Facebook e no Twitter, pesquisas no Google e monitoramento de muitos sites favoritos
Foto: Reprodução

O navegador, disponível para download a partir desta segunda-feira, foi construído com a premissa de que toda a atividade online hoje envolve socialização no Facebook e no Twitter, pesquisas no Google e monitoramento de muitos sites favoritos. O navegador tenta diminuir a necessidade de andar de um site para outro cercando todas as informações e serviços vitais favoritos em painéis e janelas drop-down.

"Esta é uma oportunidade para que possamos construir um browser mais uma vez", disse Andreessen. "Estas são todas as coisas que teríamos feito (no Netscape) se soubéssemos como as pessoas iriam usar a internet."

Andreessen não desenvolveu o navegador RockMelt da forma como fez o Netscape, cuja popularidade precoce perdeu espaço para o Internet Explorer, integrado ao Windows. RockMelt é a obra de Tim Howes e Vishria Eric, que trabalharam com Andreessen no passado. Mas Andreessen carimbou seu selo de aprovação no navegador.

A maior parte dos US$ 10 milhões em financiamento do RockMelt veio da empresa que Andreessen tem com seu parceiro Ben Horowitz. Andreessen também tem assento entre os diretores da RockMelt, e seus conselhos foram frequentemente solicitados. "Quando você está tentando reinventar o navegador da web, quem mais poderia avaliar suas ideias, além de Marc?", disse Howes, diretor de tecnologia da RockMelt.

A marca do Facebook também está em todo RockMelt, mesmo que a ligação comercial entre as duas empresas seja apenas Andreessen, que também atua no conselho de administração da rede social. RockMelt só funciona se você tiver uma conta no Facebook. Essa restrição dá ao RockMelt muito espaço para crescer, já que o site tem mais de 500 milhões de usuários.

Recursos
Depois de logar no RockMelt com as informações de conta do Facebook, a imagem do perfil do usuário é exibida no canto superior esquerdo do navegador, e uma lista de amigos favoritos podem ser exibidas no painel. Há também uma ferramenta interna para a publicação de atualizações em pop-up.

Os recursos ultrapassam o Facebook e o Twitter. O RockMelt inclui uma ferramenta que mostra os resultados de buscas do Google em uma caixa drop-down que pode ser percorrida para vasculhar os sites recomendados na parte principal do browser. O painel do navegador do lado direito é reservado para listar os sites favoritos, com notificações automáticas sempre que hover novas informações sobre eles.

O RockMelt armazena as informações de cada usuário em um servidor remoto, tornando-os disponíveis em qualquer computador que tenha o navegador instalado no seu disco rígido.

Mesmo que os apoiadores do navegador o aclamem como um avanço, o RockMelt precisa de um pouco de tecnologia e ideias de outras fontes. Sua fundação é construída em Chromium, o mesmo código-fonte aberto que o Google usou para criar o Chrome há dois anos. Outro navegador, o Flock, vem tentando aparecer na cena social nos últimos cinco anos.

Nenhum navegador chegou perto de superar o Internet Explorer, apesar de vários desafios ao longo dos anos. O Internet Explorer ainda detém uma cota de mercado de cerca de 60%, de acordo com a empresa de pesquisa Net Applications. O Firefox, baseado no Netscape, ocupa um distante segundo lugar com 23%, seguido pelo Chrome, com cerca de 9% do mercado.

O RockMelt começa com uma meta modesta: espera atrair 1 milhão de usuários, que podem enviar convites para as pessoas interessadas em experimentar o browser. Os pedidos podem ser feitos através http://www.rockmelt.com.

Andreessen está convencido de que a liderança do Internet Explorer continua vulnerável, mesmo depois de mais de uma década de dominação e atualizações repetidas. "Eu não acredito em mercados saturados", disse ele. "Eu acho que os mercados só estão saturados quando há falta de produtos inovadores."

Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Compartilhar
TAGS
Publicidade