PUBLICIDADE

DF: deputados querem discutir privacidade do Google no Brasil

10 abr 2012 - 14h12
(atualizado às 14h13)
Compartilhar

Os deputados Paulo Pimenta (PT-RS) e Eli Correa Filho (DEM-SP) querem discutir os efeitos práticos e os tópicos acerca do novos termos de privacidade da companhia americana Google. A audiência pública acontecerá nesta quarta-feira na Comissão de Defesa do Consumidor.

O Google é uma companhia de tecnologia de Mountain View, na Califórnia
O Google é uma companhia de tecnologia de Mountain View, na Califórnia
Foto: AFP

"Como forma de justificar a mudança, mas sem revelar claramente o real interesse da empresa, o Google divulgou que a integração dos dados dos internautas permitirá uma melhor seleção de busca, de acordo com o perfil e o histórico deixado pelos usuários na internet", afirma o texto do pedido feito pelos deputados.

Para eles, o Google pretende, na verdade, obter o máximo de informações para repassar aos anunciantes, obtendo, assim, maior lucro com base nas informações pessoais. A nova política do Google, que entrou em vigor em 1º de março, reuniu as regras de privacidade de todos os produtos, como o buscador, o YouTube e o Google+, em um único texto.

Pimenta quer avaliar também se os Termos de Serviço contrariam o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). Ele afirma que são proibidas ações judiciais de usuários contra a empresa fora da Comarca de Santa Clara, na Califórnia, local sede do Google.

Entre os participantes da discussão estarão o diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais Google do Brasil, Marcel Leonardi e o presidente do Facebook Serviços Online do Brasil Ltda, Alexandre Hohagen.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade