Internet

publicidade
22 de fevereiro de 2012 • 09h12

Doodle animado lembra físico da radiação eletromagnética

Doodle animado na página inicial do Google lembra Heinrich Hertz, físico alemão que demonstrou a radiação eletromagnética
Foto: Reprodução
 

Nesta quarta-feira (22), um dia após homenagear o Carnaval no Brasil, o Google recorda o 155º aniversário de nascimento do físico Heinrich Hertz. Falecido com 36 anos (1894), o alemão foi responsável por demonstrar a existência da radiação eletromagnética criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio. Foi mais precisamente em 1888 que Hertz colocou em evidência a existência das ondas eletromagnéticas imaginadas por James Maxwell em 1873.

A respeito das propriedades das ondas eletromagnéticas, que Heinrich Rudolf Hertz estudou até sua morte - em 1º de janeiro de 1894, vítima de bacteremia -, o físico descobriu que a sua velocidade de propagação é igual à velocidade da luz no vácuo, que têm comportamento semelhante ao da luz, e que oscilam num plano que contém a direção de propagação. Ele demonstrou também a refracção, reflexão e a polarização das ondas, conhecimentos importantes para o desenvolvimento da Física.

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Para ver alguns dos doodles do quarto trimestre de 2011, clique aqui.

Terra Terra