publicidade
15 de junho de 2011 • 16h16

Doodle do Google mostra eclipse lunar em tempo real

eclipse, lua, info
Foto: AFP
 

Pensando nos usuários que não poderão ver o eclipse lunar desta quarta-feira, o Google criou um doodle interativo que será atualizado em tempo real com as imagens da Lua sendo coberta pela Terra. Quem não vive na América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália pode ver imagens que mostram o último estado da Lua no lugar do logotipo do buscador, na página inicial do Google.

O doodle mostra imagens fornecidas pela Slooh Lunar, e o espetáculo é transmitido ao vivo também pelo YouTube. O Terra também transmite o eclipse em vídeo ao vivo. No Brasil, o eclipse, já em sua totalidade, se tornará visível a partir das 17h20, que é o horário em que a Lua nasce. A Terra cobrirá totalmente a Lua por quase duas horas.

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Para ver alguns dos doodles do primeiro trimestre de 2011, clique aqui.

Terra