0

Doodle interativo funciona como sintetizador virtual

23 mai 2012
07h41
atualizado às 09h14

O Google homenageia nesta quarta-feira o inventor e músico americano Robert Moog, mais conhecido como um dos pais da música eletrônica, por cocriar o sintetizador. Para celebrar a data em que o engenheiro mecânico completaria 78 anos, o gigante de buscas criou um doodle interativo que reproduz as funções de um sintetizador e ainda permite que o usuário grave seus remixes e compartilhe pelo Google+.

Doodle interativo tem opção para gravar música que usuário está tocando
Doodle interativo tem opção para gravar música que usuário está tocando
Foto: Reprodução

Além dos botões de mixagem, osciladores, filtros e envelopamento, o doodle-sintetizador-virtual também tem um teclado para que o usuário possa testar as funções da máquina apresentada por Moog em 1964. A invenção do músico é assinada também por Herbert Deutsch, que igualmente dividia-se entre a música - sua área de formação - e as criações mecânicas.

Moog era formado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Engenharia Física, e criou duas fabricantes de instrumentos eletrônicos ao longo de sua vida. Seu currículo também traz consultoria para outra companhia do ramo. A vida do inventor virou filme em 2004, no documentário que leva seu nome e tem direção de Hans Fjellestad.

Em postagem no blog oficial da companhia, o engenheiro de software Joey Hurst afirmou que Moog desencadeou um novo universo de sons que chamou de "verdadeiras obras de arte" e que "viriam a definir uma geração de música", em canções dos Beatles, The Doors, Stevie Wonder e Kraftwerk. "Quando as pessoas ouvem a palavra 'sintetizador' muitas vezes pensam 'sintética' - falsa, fabricada, artificial. Por outro lado, os sintetizadores Moog Bob produzem sons belos, orgânicos e ricos que são, quase 50 anos depois, considerados por muitos músicos profissionais como o epítome de um instrumento eletrônico", escreveu.

"Com sua paixão pela fabricação de ferramentas de alta tecnologia a serviço da criatividade, Bob Moog é uma espécie de santo patrono das artes nerds e um herói para muitos de nós", afirmou o engenheiro do Google.

O Google já havia homenageado, em junho do ano passado, o nascimento do criador da famosa guitarra Gibson Les Paul. O doodle interativo também permitia que os usuários tocassem a guitarra virtual, e muitos usuários dividiram cifras e o som feito com o instrumento na página do Google.

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Para ver alguns dos doodles do primeiro trimestre de 2012, clique aqui.

Fonte: Terra
publicidade