Internet

publicidade
23 de junho de 2012 • 08h53

Doodle interativo homenageia centenário de Alan Turing

Doodle simula o mecanismo da ’Máquina de Turing’
Foto: Reprodução
 

O Google não ficaria fora das comemorações, que ocorrem em todo o mundo, pelo centenário de nascimento de Alan Turing (1912 - 1954). O matemático britânico é considerado um dos fundadores da ciência da computação.

O doodle interativo inspira-se na 'Máquina de Turing', dispositivo para decifrar códigos lógicos - e que inspirou o que hoje conhecemos como 'computador'. O mecanismo simula o processo de traduzir binário para o alfabeto tradicional: se você acertar na manipulação dos símbolos e funções, formará a palavra "Google".

Mais conhecido por ter ajudado a quebrar o código Enigma na II Guerra Mundial, com uma máquina chamada 'Bombe', ele também foi pioneiro em Inteligência Artificial e mostrou seu brilhantismo em campos como a biologia. As ideias de Turing, desenvolvidas na primeira metade do século passado, ajudaram a moldar o mundo acadêmico, empresarial e das comunicações.

Os doodles do Google

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Para ver alguns dos doodles do primeiro trimestre de 2012, clique aqui.

Terra