13 eventos ao vivo

Doodle surrealista celebra aniversário de Jorge Luis Borges

24 ago 2011
08h36
atualizado às 08h41

O poeta e escritor argentino Jorge Luis Borges é o homenageado desta quarta-feira na página inicial do Google. O ícone da literatura fantástica latino-americana completaria 112 anos, e para celebrar a data, o doodle aposta em uma imagem com toques de surrealismo - também presentes na literatura de Borges.

Doodle homenageia Jorge Luis Borges, escritor e poeta fantástico que completaria 112 anos neste dia 24 de agosto
Doodle homenageia Jorge Luis Borges, escritor e poeta fantástico que completaria 112 anos neste dia 24 de agosto
Foto: Reprodução

Nascido em Buenos Aires em 1899, o contista, ensaísta, tradutor e crítico estudou na Espanha durante a infância e voltou ao país natal em 1921, quando iniciou a publicação de seus escritos. Aos 30 anos, começou a perder a visão, processo que o deixou completamente cego ainda no início dos anos 1950. Para alguns críticos, isso ajudou o escritor fantástico em seu trabalho. A obra de Borges ganhou popularidade na Europa e nos Estados Unidos, onde foi muito traduzida, a partir da década de 1960, com a ajuda do livro Cem Anos de Solidão, de Gabriel Gracía Márquez, que atraiu a atenção do mundo para a literatura na América Latina.

Jorge Luis Borges morreu em 1986, aos 86 anos, em Genebra, de câncer no fígado.

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e de personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do seu logo na página inicial do site de buscas. O primeiro Doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam fora do escritório e participavam de um festival. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. A equipe já criou mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Para ver alguns dos doodles do segundo trimestre de 2011, clique aqui.

Fonte: Terra
publicidade