publicidade
11 de março de 2013 • 08h18 • atualizado às 12h52

Douglas Adams é homenageado pelo Google em doodle no 61º aniversário

Autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams também escreveu para o Monty Python. Biografia inclui a luta ambiental

Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, faria 61 anos nesta terça-feira
Foto: Wikimedia Commons / Reprodução
 

Douglas Adams, escritor e comediante britãnico é o homenageado do Google nesta segunda-feira, data em que completaria 61 anos, com um doodle (logo) animado. Entre seus trabalhos está a série de TV Monty Python's Flying Circus e a saga que inclui O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Ele nasceu em Cambridge, em 11 de março de 1952 e morreu em Santa Bárbara, em 11 de maio de 2001.

Douglas Adams escreveu O Guia do Mochileiro das Galáxias, que faz parte de uma saga de cinco livros, que inclui ainda O Restaurante no Fim do Universo, A Vida, o Universo e Tudo Mais, Até logo e Obrigado pelos Peixes e Praticamente Inofensiva.

O primeiro volume da série, e um dos títulos mais marcadas te bibliografia de Douglas Adams, parece inspirar o doodle desta terça-feira.

Douglas Adams é homenageado com doodle Goodle animado na data do seu 61º aniversário
Foto: Google.com / Reprodução

O doodle que homenageia a vida de Douglas Adams mostra um painel de controle animado, com um dispositivo em que lê-se a frase "não entre em pânico". Ao clicar neste dispositivo, o usuário acompanha uma série de animações, todas com eveits sonoros, inspiradas nas obras de Douglas Adams. À direita, sob a janela, dois botões tiram o volume e exibem a pesquisa que explica o doodle, com links para a biografia de Douglas Adams.

Douglas adams morreu aos 49 anos de idade, após sofrer um ataque cardíaco. Além da data do seu aniversário, costuma ser lembrado no 'Dia da Toalha', celebrado no dia 25 de maio pelos fás de O Guia do Mochileiro das Galáxias. No livro, a toalha é considerada um guia indispensável para os viajantes da galáxia.

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Terra