PUBLICIDADE

E-book grátis explica técnicas de SEO para jornalismo online

27 jan 2012 - 16h03
(atualizado em 30/1/2012 às 11h07)
Compartilhar

Educar os profissionais do jornalismo no uso das técnicas de SEO (sigla em inglês para Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca, em tradução livre) é o objetivo da "Cartilha de recomendações de SEO para jornalistas", publicação da brasileira Barbara Zamberlan, que está disponível gratuitamente para download em português no endereço http://seonojornalismo.com.br/.

As técnicas de SEO otimizam o uso de palavras-chave para destacar uma página nos buscadores
As técnicas de SEO otimizam o uso de palavras-chave para destacar uma página nos buscadores
Foto: Reprodução

"Existe um grande misticismo na profissão a respeito de SEO e meu objetivo foi facilitar sua compreensão (...) para potencializar os artigos escritos para portais", disse Zamberlan, jornalista, pós-graduada em Jornalismo Digital e que se dedica desde 2008 à aplicação destas técnicas em páginas da internet.

"Os mecanismos de buscas mudaram a maneira de ler e produzir material online e o jornalista, mais que qualquer outro profissional, deve participar ativamente neste novo processo de conteúdos web", pode-se ler na introdução da cartilha, cuja autora atualmente atua como analista de produtos no portal Terra. A cartilha é um guia de vinte páginas, elaborado a partir de estudos e da prática da autora, que procurou compilar "tudo o que, como jornalista, me pareceu importante saber".

SEO é a sistematização de tags no código de uma página para que esta apareça com destaque nos resultados de buscadores como Google, Yahoo!, Bing e outro. Trata-se de uma "adequação" da página a parâmetros de programação, design e conteúdos que a tornarão fácil de ser localizada em buscas globais de acordo com determinadas palavras-chave.

"Claro que SEO não é uma técnica simples, mas um jornalista não precisa saber programação para colocar em prática alguns conceitos. Acredito que não levará muito tempo para que todas as redações tenham um editor de SEO, e quando isso acontecer, quero estar lá", disse a jornalista, que pode ser encontrada no Twitter pela conta @barbara_z.

"Uma forma correta e simples de usar as técnicas de SEO é posicionar as palavras-chave em pontos estratégicos, como o título da página e do artigo, na URL, em lugar destacado entre as tags de H1 e ainda em cada parágrafo", pode-se ler entre as recomendações para as redações online.

No e-book se encontram definições básicas de tudo o que é relacionado à otimização de buscas, assim como noções gerais das ferramentas que o Google oferece para isso, como Insights, Trends e Adwords. Se explica também o papel das metatags (etiquetas), title (título) e demais elementos do código de uma página web.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade