0

Ella Fitzgerald ganha homenagem em doodle do Google pelos 96 anos

Ella Fitzgerald foi uma das maiores cantoras de jazz americanas, conhecida a "primeira dama da canção"

25 abr 2013
07h07
atualizado às 15h27
  • separator
  • 0
  • comentários

Ella Fitzgerald foi homenageada pelo Google nesta quinta-feira com um doodle para comemorar a data em que completaria 96 anos anos. A homenagem à cantora de jazz americana, conhecida como "primeira dama da canção", mostra Ella no palco ao lado de uma banda de jazz, com Google escrito ao fundo no cenário. 

Ella Fitzgerald é homenageada pelo Google no dia em que completaria 96 anos
Ella Fitzgerald é homenageada pelo Google no dia em que completaria 96 anos
Foto: Reprodução
Ella Fitzgerald, em foto de 1940
Ella Fitzgerald, em foto de 1940
Foto: Carl Van Vechten / Wikimedia

Em seus 59 anos de carreira, ela venceu 13 prêmios Grammy e é apontada como uma das maiores vozes do século XX. Ella Fitzgerald nasceu em 25 de abril de 1917, em Newport News, Virginia. Ela fez sua primeira gravação em 1936, quando tinha apenas 17 anos. 

Ella Fitzgerald gravou com outras grandes figuras da música, como Duke Ellington, Count Basie e Louis Armstrong. Seu repertório inclui jazz, trilhas sonoras, bossa nova e ópera. Ela gravou mais de 200 álbuns - vendendo mais de 40 milhões de cópias. 

Ella Fitzgerald também teve diversas participações em filmes e em programas de TV. Em seu papel de maior destaque no cinema, Ella interpretou a cantora Maggie Jackson, no filme de jazz Pete Kelly's Blues, rodado em 1955.

Ella Fitzgerald cumprimenta o ex-presidente americano Ronald Reagan após se apresentar na Casa Branca em 1981
Ella Fitzgerald cumprimenta o ex-presidente americano Ronald Reagan após se apresentar na Casa Branca em 1981
Foto: Divulgação

A cantora recebeu a Medalha Nacional das Artes do presidente americano Ronald Reagan, bem como a Medalha Presidencial da Liberdade, do sucessor de Reagan, George H. W. Bush.

A primeira dama da canção fez seu último show no Carnegie Hall de Nova York. POr complicações da diabetes, ela teve que amputar as duas pernas aos 76 anos. Ela morreu em 1996, aos 79 anos.

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade