0

Error 404: designers transformam mensagens de erro em arte

4 mai 2011
07h39
  • separator
  • comentários
Carlos Turdera

Quem nunca encontrou alguma o erro HTTP 404? Qualificado pela convenção de internet, tal código remete a uma mensagem de erro que permanece oculto entre os cadernos digitais de qualquer página. Na maioria dos casos, sua inclusão em um lugar representa uma mera formalidade para os designers de páginas. A famosa mensagem aparece quando o navegador pede ao servidor um arquivo que, ou não exite, ou foi mal qualificado, ou estava ali mas foi removido por alguma razão.

Página foi criada pela 31three, estúdio de criação canadense
Página foi criada pela 31three, estúdio de criação canadense
Foto: http://31three.com/404 / Reprodução

Por sorte existem os desenhistas e outras pessoas criativas na web que resistem a deixar as coisas como estão. Assim, muitos tomaram a iniciativa de plasmar sua arte em lugar tão nevrálgico e tantas vezes tão desprezado de qualquer página web.

Atitude e desenho
Um dos pioneiros em utilizar esse erro como inspiração é o ilustrador argentino Alex Dukal, que há cerca de nove anos começou a colocar em cada redesenho de seu site uma ilustração renovada para a "página 404" como parte do conceito global.

"Durante muitos anos usei um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdos) que me permitia inserir as diferentes mensagens de erro em um mesmo desenho, de acordo com o evento em que ocorresse", disse Dukal ao Terra num contato via email. "A ideia básica é tornar as coisas fáceis para o visitante. Se ele se enganou ao digital a URL, que a mensagem lhe dê a oportunidade de saber qual é o problema e o que fazer a partir dali", explica.

Sua página de erro atual é muito simples: uma etiqueta com visual vintage, de acordo com o resto do site, uma modalidade que também aplicou para cada cliente que atendeu desde os tempos em que desenvolvia sites.

Galeria inesperada
Assim como Dukal, designers de diversas partes do mundo fazem a mesma coisa em seus sites, convertendo desse modo o que seria um erro que não leva a lugar nenhum em uma galeria de criatividade de exposição permanente. As inspiradas criações abrigadas no site - que de outro modo seria um simples "cemitério virtual" - levaram uma equipe de designers a recompilar os trabalhos mais destacados.

E assim nasceu o "We love 404", um site que coleciona páginas de erro que têm um "algo a mais" na hora de amenizar a frustração do visitante ao não encontrar determinado arquivo durante a navegação. Uma rápida visita ao site permite apreciar os trabalhos de profissionais que atuam em diversas áreas do design e da comunicação.

Ali se encontram as páginas que qualquer internauta pode achar em qualquer lugar da internet mediante o simples procedimento de agregar "/404" ao domínio da página que se está visitando. A maior parte das vezes, se encontrará a conhecida mensagem num formato quase estritamente burocrático. Mas vale a pena o exercício para descobrir uma série de agradáveis achados que se produzem no momento menos esperado. Confira a criatividade dos designers.

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade