PUBLICIDADE

Facebook bloqueia API que exporta contatos para o Google Plus

12 jul 2011 - 15h43
(atualizado às 15h45)
Compartilhar

A ferramenta Open-XChange que exporta contatos do Facebook para o Google+, foi bloqueada pela rede de Mark Zuckerberg. Não é a primeira vez que a companhia toma essa atitude alegando violação em seus termos de uso.

Facebook bloqueou funcionamento da ferramenta alegando violação dos termos de uso
Facebook bloqueou funcionamento da ferramenta alegando violação dos termos de uso
Foto: AFP

A ferramenta foi acusada de copiar os emails e dados da lista de amigos dos usuários, mas os desenvolvedores negam e afirmam que o serviço extraía somente nomes e sobrenomes dos contatos. Segundo o CNet, o Facebook desativou a API (Programa de Aplicação de Interface) que era usada pelo Open-XChange para ler os nomes.

Em nota oficial, a Facebook apresentou duas razões para a desativação do software. A empresa afirmou que "não se pode usar a lista de amigos dos usuários fora do aplicativo, mesmo com o consentimento do usuário. Porém, podem-se usar conexões entre os usuários que estejam conectados ao aplicativo". Além disso, a rede disse que "a expectativa da empresa é coibir desenvolvedores que coloquem os usuários em experiências vulneráveis e de pouca segurança".

O Facebook afirmou para a CNet que essas medidas visam proteger seus usuários que esperam da companhia o total sigilo de seus dados e de todas as informações que são compartilhadas com seus amigos.

Na semana passada, o Facebook havia bloqueado o acesso a outra ferramenta que permitia a exportação das informações dos contatos na rede social. A extensão para o navegador Chrome estava sendo usada para que os usuários do Google+ ampliassem seus contatos na nova rede social do Google a partir dos amigos do Facebook.

Guerra de dados
No fim do ano passado, Google e Facebook iniciaram um guerra pelos dados do usuários. Na época, o Google proibiu que usuários do Facebook importassem os dados dos seus contatos diretamente do Gmail afirmando que a rede de Zuckerberg não era "recíproca", impedindo o acesso do Google a certos tipos de informações. "Não permitiremos mais que sites automatizem a importação de Google Contacts, a não ser que permitam exportação semelhante para outros sites", disse o Google em comunicado.

Depois que o Facebook furou a restrição e aproveitou um recurso do Google que permitia que os usuários, em vez de importarem os dados diretamente, baixassem seus próprios dados e depois fizessem o upload na rede social, o Google contra-atacou e começou a alertar os usuários para o "aprisionamento de dados" no Facebook. A mensagem do Google, intitulada "Aprisione meus contatos agora", alertava os usuários, antes da realização do download dos contatos, que o Facebook "não permite da mesma maneira que você exporte seus dados para outros serviços, travando os seus dados de contatos e amigos que na verdade lhe pertencem".

Geek
Compartilhar
TAGS
Publicidade