PUBLICIDADE

Facebook detalha tecnologias para levar web a mais 5 bilhões de pessoas

16 set 2013 - 19h32
(atualizado às 19h43)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Eficiência no consumo de dados permite o acesso ao Facebook em celulares básicos, garante a rede social</p>
Eficiência no consumo de dados permite o acesso ao Facebook em celulares básicos, garante a rede social
Foto: Divulgação

O Facebook lançou um documento nesta segunda-feira em que detalha tecnologias de infraestrutura que permitirão conectar mais pessoas à internet. A rede social, em parceria com outras empresas de tecnologia, como Qualcomm e Ericsson, lançou em agosto o projeto Internet.org, que visa tornar o acesso à web possível para as próximas 5 bilhões de pessoas, a preços acessíveis.

O documento traz informações sobre como o Facebook abordou a construção de tecnologias de infraestrutura mais eficientes para conectar mais de 1 bilhão de usuários e como está trabalhando para criar aplicativos móveis que usem menos quantidade de dados e energia. A contribuição da Qualcomm e da Ericsson visa o futuro e o que é necessário para garantir que as redes móveis e a infraestrutura estejam prontas para suportar a próxima onda de uso de internet móvel.

"Com este documento, esperamos dar uma pequena contribuição para o trabalho de inúmeras empresas, empreendedores e inovadores, que trabalham para gerar novos ganhos de eficiência. Ao compreender alguns dos esforços que já foram feitos para este fim e as lições aprendidas ao longo do caminho, esperamos inspirar novos pensamentos e abordagens - e ajudar a impulsionar a indústria", afirmou a companhia em nota.

Entre os destaques do documento estão iniciaticas na redução do custo na entrega de dados, exemplificada na eficiência dos data centers do Facebook, que, segundo a empresam operam com 38% a mais de eficiência  a um custo 24% mais barato. "Os planos que desenvolvemos para os nossos data centers e servidores foram disponibilizados para a indústria por meio de um projeto de computação aberta", diz o texto.

O Facebook destaca ainda a sua tecnologia que permite baixar fotos na rede social a uma resolução diferente, dependendo se o usuário está conectado ao Wi-Fi ou à rede de uma operadora. Além disso, o uso do WebP pelo Facebook, um formato de imagem desenvolvido pelo Google, já economizou mais de 20% do tráfico total na rede, sem perder a qualidade.

A companhia destaca ainda a transferência de tarefas que deveriam ser executadas nos smartphones para os servidores do Facebook, o que reduz o consumo de energia e memória, permitindo o acesso à rede social em celulares mais básicos. 

O documento completo (em inglês) pode ser lido aqui.

&amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://tecnologia.terra.com.br/infograficos/usuarios-facebook/&amp;amp;quot; href=&amp;amp;quot;http://tecnologia.terra.com.br/infograficos/usuarios-facebook/&amp;amp;quot;&amp;amp;amp;gt;Tipos de usu&amp;amp;aacute;rios do Facebook&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade