Facebook faz usuário se sentir 'horrível', dizem estudos
Dois estudos alemães chegaram à conclusão de que o Facebook faz os usuários se sentirem horríveis depois de navegar pelos perfis dos amigos. As pesquisas, realizadas com 600 pessoas, indica que a inveja é o principal sentimento causado pelas fotos dos colegas em momentos felizes. As informações são do Daily Mail.
Infográfico: Confira curiosidades sobre o Facebook e seu bilhão de usuários
Um terço das pessoas teria se sentido mal depois de olhar comentários, posts e imagens na maior rede social do mundo, segundo os estudos da Universidade Humboldt de Berlim e da Universidade Técnica de Darmstadt. Os que navegam no Facebook sem postar nada são os que mais tendem a se sentir mal.
Os entrevistados afirmaram que o que mais os exaspera na rede social são as fotos felizes de amigos em férias, seguidas de discursos inflamados sobre como a vida é boa, como o trabalho é maravilhoso e posts sobre o dia a dia.
Segundo os pesquisadores, pessoas que passam muito tempo navegando no Facebook e em outras redes sociais correm mais risco de se isolar socialmente e de ficarem deprimidas. Disso, surge a questão: as pessoas que se sentem solitárias entram em redes sociais para se integrarem um pouco ou apenas para arraigar sua solidão? Os pesquisadores não conseguem responder à pergunta ainda.
O estudo desenvolvido pelas universidades alemãs concluiu que 30% dos entrevistados citou a inveja como o principal motivo da tristeza após navegas no Facebook, enquanto 36% afirmaram que 'às vezes' ou 'muito frequentemente' se sentem frustrados depois de acessar a rede social.
Hanna Krasnova, da Humboldt, afirmou que os estudos "demonstram cientificamente que redes online garantem acesso a muitas notícias boas e perfis de amigos de sucesso que levam à inveja". Ela cita um dos entrevistados, que afirmou que um amigo do Facebook recebeu mais parabéns no aniversário do que ela.
"Sucesso, talento e posses (materiais) levam a reações de inveja", afirmaram pesquisadores. "Todos que postam estão sempre tentando se mostrar da melhor forma possível, e por isso os posts são predominantemente positivos", escreveram.
Os usuários estariam usando o Facebook como uma medida do próprio sucesso e da própria popularidade. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas têm uma impressão exagerada da felicidade alheia a partir do que leem, gerando uma base para a inveja. "A inveja pode se proliferar em redes sociais e se intensificar pelo acompanhamento passivo (de posts)", afirmam os estudiosos alemães.