PUBLICIDADE

Facebook faz usuário se sentir 'horrível', dizem estudos

22 jan 2013 - 14h26
(atualizado às 14h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Dois estudos alemães chegaram à conclusão de que o Facebook faz os usuários se sentirem horríveis depois de navegar pelos perfis dos amigos. As pesquisas, realizadas com 600 pessoas, indica que a inveja é o principal sentimento causado pelas fotos dos colegas em momentos felizes. As informações são do Daily Mail.

Ver fotos dos amigos felizes de férias deixa pessoas com inveja, dizem pesquisadores alemães
Ver fotos dos amigos felizes de férias deixa pessoas com inveja, dizem pesquisadores alemães
Foto: AP

Infográfico: Confira curiosidades sobre o Facebook e seu bilhão de usuários

Um terço das pessoas teria se sentido mal depois de olhar comentários, posts e imagens na maior rede social do mundo, segundo os estudos da Universidade Humboldt de Berlim e da Universidade Técnica de Darmstadt. Os que navegam no Facebook sem postar nada são os que mais tendem a se sentir mal.

Os entrevistados afirmaram que o que mais os exaspera na rede social são as fotos felizes de amigos em férias, seguidas de discursos inflamados sobre como a vida é boa, como o trabalho é maravilhoso e posts sobre o dia a dia.

Segundo os pesquisadores, pessoas que passam muito tempo navegando no Facebook e em outras redes sociais correm mais risco de se isolar socialmente e de ficarem deprimidas. Disso, surge a questão: as pessoas que se sentem solitárias entram em redes sociais para se integrarem um pouco ou apenas para arraigar sua solidão? Os pesquisadores não conseguem responder à pergunta ainda.

O estudo desenvolvido pelas universidades alemãs concluiu que 30% dos entrevistados citou a inveja como o principal motivo da tristeza após navegas no Facebook, enquanto 36% afirmaram que 'às vezes' ou 'muito frequentemente' se sentem frustrados depois de acessar a rede social.

Hanna Krasnova, da Humboldt, afirmou que os estudos "demonstram cientificamente que redes online garantem acesso a muitas notícias boas e perfis de amigos de sucesso que levam à inveja". Ela cita um dos entrevistados, que afirmou que um amigo do Facebook recebeu mais parabéns no aniversário do que ela.

"Sucesso, talento e posses (materiais) levam a reações de inveja", afirmaram pesquisadores. "Todos que postam estão sempre tentando se mostrar da melhor forma possível, e por isso os posts são predominantemente positivos", escreveram.

Os usuários estariam usando o Facebook como uma medida do próprio sucesso e da própria popularidade. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas têm uma impressão exagerada da felicidade alheia a partir do que leem, gerando uma base para a inveja. "A inveja pode se proliferar em redes sociais e se intensificar pelo acompanhamento passivo (de posts)", afirmam os estudiosos alemães.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade