PUBLICIDADE

Facebook perde usuários em grandes mercados, dizem analistas

29 abr 2013 - 14h43
(atualizado às 14h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

O Facebook perdeu milhões de usuários nos últimos meses em grandes mercados, segundo estatísticas independentes citadas pelo The Guardian. Os dados aparecem em um momento em que a maior rede social do mundo se prepara para anunciar os resultados do primeiro trimestre na quarta-feira, com o mercado esperando crescimento de 36% na receita, de US$ 1,06 bilhão para US$ 1,44 bilhão.

No mês passado, nos Estados Unidos, o Facebook registrou 6 milhões a menos de visitas, de acordo com a SocialBakers, ou cerca de 4%. No Reino Unido, foi 1,4 milhão a menos, ou 4,5%. E a queda é uma tendência: nos últimos seis meses, a média a cada 30 dias foi de 9 milhões a menos de visitas no site americano e 2 milhões a menos no britânico.

Foto: Getty Images

Canadá, Espanha, França, Alemanha e Japão, países em que o Facebook tem alta penetração, também apresentaram menos visitantes nos meses recentes. Um porta-voz da rede social se recusou a comentar o tema, diz o jornal britânico.

"O problema é que nos EUA e no Reino Unido, a maioria das pessoas que poderia criar um conta, já o fez", aponta Ian Maude, especialista em novas mídias da Enders Analysis. "Existe um fator de 'cansaço' quando as pessoas querem experimentar algo novo. O Facebook vai seguir o caminho do MySpace? O risco é relativamente pequeno, mas não quer dizer que não exista", continua.

O banco Jeffreys indicou o mesmo que a SocialBakers, com analistas afirmando que o algoritmo da instituição "sugere que o nível de usuários (no primeiro trimestre) pode ter caídom, saindo do pico". O pico em janeiro de 1,05 bilhão caiu 20 milhões em fevereiro - mas voltou a subir em abril.

A rede social teria perdido 2 milhões de usuários no Reino Unido desde dezembro, segundo o Nielsen, em um total de 27 milhões em relação ao ano anterior. A comScore calcula que o tempo gasto usando a rede social também caiu. Nos EUA, eram 121 minutos em dezembro, reduzidos a 115 minutos em fevereiro.

Redes sociais alternativas, como o Instagram - adquirida pelo Facebook -, têm conquistado a simpatia de usuários mais novos. A Path, fundada pelo ex-Facebook Dave Morin e voltada a usuários de dispositivos móveis, ganhou um milhão de usuários na primeira semana e hoje já some 9 milhões. Só entre os venezuelanos foram 500 mil downloads do app em sete dias. A rede só permite 150 amigos.

Mas o Facebook continua crescendo em alguns mercados, como o Brasil, onde o número de visitas cresceu 6% no último mês, chegando a 70 milhões. Na índia, a alta foi de 4%, para 64 milhões.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade