publicidade
04 de junho de 2012 • 12h53 • atualizado às 13h57

Facebook poderá permitir acesso a usuários menores de 13 anos

Empresa confirmou que atualmente está estudando possibilidades para agregar usuários mais jovens
Foto: Getty Images
 

O Facebook começou a desenvolver uma tecnologia para permitir o acesso de menores de 13 anos às redes sociais sob a supervisão dos pais, informou nesta segunda-feira o jornal "The Wall Street Journal".

Com este novo projeto, a rede social de Mark Zuckerberg, que já conta com 900 milhões de pessoas no mundo todo, poderia ampliar ainda mais o número de usuários e, principalmente, de receita. Atualmente, a política do Facebook não admite que menores de 13 anos façam parte da rede, embora muitos estejam presentes com idades falsificadas.

Segundo o jornal nova-iorquino, a empresa já está testando diferentes mecanismos para conectar a conta das crianças com o perfil dos próprios pais, que, por através de uma possível página em conjunto, poderiam ficar acompanhar de perto as ações dos menores.

De acordo com executivos da empresa, esta tecnologia também permitirá que a empresa passe a cobrar diretamente dos pais os custos dos serviços adquiridos pelas crianças, como jogos e aplicativos.

Apesar dos avanços da empresa de Mark Zuckenberg neste projeto, as autoridades federais americanas estão preocupadas com a maneira em que a rede social protegerá a privacidade do usuário. A utilização das redes sociais pelas crianças também traz novas preocupações com possíveis casos de assédio virtual.

"Relatórios recentes sublinharam que é muito difícil desenvolver restrições de idade na internet, especialmente quando os pais querem que seus filhos tenham acesso à conteúdos e serviços digitais", afirmaram os executivos da empresa ao jornal americano.

Já ao site Mashable, o Facebook afitmou que atualmente está explorando opções para usuários mais jovens, mas não chegou a confirmar as informações publicadas no WSJ.

Segundo dados da revista Consumer Report publicados em 2011, cerca de 7,5 milhões de menores de 13 anos são usuários do Facebook, sendo que 5 milhões teriam menos de dez anos.

EFE EFE - Agencia EFE - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agencia EFE S/A.