PUBLICIDADE

Facebook remove recurso de reconhecimento facial na Europa

16 out 2012 13h39
Publicidade

O Facebook desabilitou a funcionalidade de sugerir tags para fotos na Europa, recurso que reconhece automaticamente dados biométricos de usuários, mesmo sem permissão expressa. Segundo o Daily Mail, o reconhecimento facial foi bastante criticado entre os europeus desde que foi lançado, em junho do ano passado.

Funcionalidade era bastante criticada por usuários europeus desde seu lançamento, no ano passado
Funcionalidade era bastante criticada por usuários europeus desde seu lançamento, no ano passado
Foto: Reuters

A maior rede social do mundo foi forçada a rever seu posicionamento quanto ao recurso em questão depois que uma onda de polêmica e raiva acerca da questão de privacidade surgiu entre os usuários. Em setembro, a companhia de Mark Zuckerberg já havia anunciado a suspensão da funcionalidade no continente europeu, afirmando que iria deletar todos os dados biométricos coletados através do reconhecimento facial.

Tal recurso ativado na rede social significa entregar ao Facebook informações biométricas de pessoas fotografadas."Os usuários precisam estar no controle do que acontece com seus dados e é absolutamente correto aplicar este princípio às imagens das pessoas no Facebook, assim como à informação pessoal", diz Nick Pickles, diretor de privacidade do grupo de ativismo por direitos civis Big Brother Watch.

O comissário irlandês de Proteção de Dados Billy Hawkes elogiou o Facebook por ter "enviado um sinal claro do seu desejo de demonstrar compromisso com as melhores práticas em relação à proteção de dados". No entanto, ele destacou que o site de relacionamentos precisa deixar mais claro aos usuários o que acontece com seus dados para melhorar o controle das pessoas sobre as configurações de privacidade.

Fonte: Terra
Publicidade