PUBLICIDADE

Facebook testa pagamento para enviar mensagem a desconhecidos

20 dez 2012 - 17h16
(atualizado às 18h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O Facebook anunciou nesta quinta-feira que está testando um sistema de pagamento para aumentar a chance de uma mensagem ser entregue na caixa de entrada principal dos usuários da rede social. Atualmente, se um usuário que não é seu amigo lhe enviar uma mensagem pelo Facebook, ela cai na pasta "outros". Com o sistema de pagamento, esta mensagem irá para a sua pasta principal.

Novo filtro controla que tipos de mensagens irão para a caixa de entrada principal do usuário
Novo filtro controla que tipos de mensagens irão para a caixa de entrada principal do usuário
Foto: Divulgação

Infográfico: Confira curiosidades sobre o Facebook e seu bilhão de usuários

"Pesquisadores notaram que a imposição de um custo financeiro para o remetente pode ser a forma mais eficaz para desencorajar as mensagens indesejadas e facilitar a entrega de mensagens que são relevantes e úteis", afirmou a empresa em comunicado. O Facebook justifica a medida porque hoje a decisão sobre quais mensagens vão para a pasta principal e quais vão para a pasta "outros" é feita por algoritmos que identificam spam ou sinais sociais, como as conexões de amigos.

"Esse teste é projetado para lidar com situações onde nem os sinais sociais nem os algoritmos são suficientes. Por exemplo, se você quiser enviar uma mensagem para alguém que você conheceu em um evento, mas não é amigo dela, ou se você quiser enviar uma mensagem sobre uma oportunidade de trabalho, você pode usar esse recurso para chegar à caixa de entrada da pessoa. Para quem recebe, esse teste permite ouvir pessoas que têm uma mensagem importante para enviar", diz a empresa.

Ao site de tecnologia americano Mashable, um porta-voz do Facebook disse que o usuário pode marcar uma mensagem paga como spam. Depois disso, mesmo que este remetente pague para enviar uma nova mensagem, ela cairá na pasta "outros"

O Facebook anunciou também mudanças no sistema de filtragem no recebimento das mensagens. Os usuários podem optar pela filtragem básica, que coloca mensagens de amigos e de amigos de amigos na caixa de entrada, ou uma filtragem restrita, que prioriza na caixa principal somente mensagens de amigos.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade