13 eventos ao vivo

Falha no Google dá acesso a usuários deletados

28 nov 2012
09h18
atualizado às 09h25

Uma falha no Google Webmaster Tools e no Analytics identificada na madrugada desta terça-feira reabilitou o acesso de usuários excluídos a sites e estatísticas hospedados nos serviços do gigante da internet. O The Next Web cita uma série de depoimentos de empresas e ex-funcionários que de repente voltaram a ter acesso a contas das quais já haviam sido excluídos.

Lançado em setembro, o iOS 6 contém algumas falhas de usabilidade
Lançado em setembro, o iOS 6 contém algumas falhas de usabilidade
Foto: Justin Sullivan / Getty Images

Na prática, isso significa que um ex-empregado, por exemplo, poderia alterar configurações, ou no mínimo ter acesso a informações confidenciais das companhias que experimentam o problema. Entre as alterações possíveis, o site americano cita excluir o acesso de outros usuários, deletar todo o mapa do site, deletar páginas da index e mudar parâmetros.

Seria possível, ainda, mudar o domínio preferencial, redirecionando, por exemplo, o eBay.com para um site pessoal. O exemplo da loja online não é à toa: o ex-diretor de SEO da companhia, Dennis Goedegebuure, que deixou a empresa há 15 meses, foi um dos que relatou que voltou a ter acesso aos serviços do Google da companhia.

Além dos acessos que voltaram à ativa, outro problema reportado é o ressurgimento de contatos no Google Talk. O Google teria sido procurado sobre as falhas e teria respondido ao TNW que está averiguando o problema.

Fonte: Terra
publicidade